Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA OS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE NO CURSO DE PEDAGOGIA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127345
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5664
    "inscrito_id" => 6739
    "titulo" => "CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA OS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE NO CURSO DE PEDAGOGIA."
    "resumo" => "Esta pesquisa é um recorte da dissertação e nesse trabalho tem objetivo analisar como é o aprendizado dos conteúdos matemáticos tratados na formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais. A investigação centraliza-se na seguinte questão investigativa: Quais os entraves do processo de formação dos estudantes do curso de Pedagogia relacionados ao aprendizado de conteúdos matemáticos? Considerando como objetivo identificar quais os entraves do processo de formação dos estudantes do curso de Pedagogia relacionados ao aprendizado de conteúdos matemáticos. Tomando como referencial teórico metodológico a abordagem quantitativa, a pesquisa possui caráter descritivo, utilizando para coleta de dados os estudantes do curso de Pedagogia matriculados na disciplina de Conteúdos, Metodologias e Práticas do Ensino da Matemática, ofertada aos alunos do 7º período do curso de Pedagogia da Universidade de Pernambuco – campus Mata Norte no ano de 2023. Para fundamentar teoricamente a análise, recorreu-se a Libâneo (1998), Franco (2008) que oferecem compreensões sobre a didática matemática. Na discussão específica do ensino da Matemática, apoiou-se em Curi (2004) PERRENOUD (2002), Pimenta (2002) que forneceram um suporte robusto. No que tange aos aspectos da formação dos professores as ideias de Freire (1987, 1999), Nóvoa (1992, 1995), Tardif (2002) enriqueceram a análise. Os resultados revelaram uma constatação: os estudantes em processo de formação não demonstram estar adequadamente preparados para assumir as responsabilidades inerentes ao ensino da matemática nas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental, sinalizando a necessidade de uma reflexão aprofundada sobre o currículo e a prática formativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6739_TB5664_10112025214111.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELLA CLAUDIA BARBOSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARCELLA"
    "autor_email" => "prof.marcella@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127345
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5664
    "inscrito_id" => 6739
    "titulo" => "CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA OS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE NO CURSO DE PEDAGOGIA."
    "resumo" => "Esta pesquisa é um recorte da dissertação e nesse trabalho tem objetivo analisar como é o aprendizado dos conteúdos matemáticos tratados na formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais. A investigação centraliza-se na seguinte questão investigativa: Quais os entraves do processo de formação dos estudantes do curso de Pedagogia relacionados ao aprendizado de conteúdos matemáticos? Considerando como objetivo identificar quais os entraves do processo de formação dos estudantes do curso de Pedagogia relacionados ao aprendizado de conteúdos matemáticos. Tomando como referencial teórico metodológico a abordagem quantitativa, a pesquisa possui caráter descritivo, utilizando para coleta de dados os estudantes do curso de Pedagogia matriculados na disciplina de Conteúdos, Metodologias e Práticas do Ensino da Matemática, ofertada aos alunos do 7º período do curso de Pedagogia da Universidade de Pernambuco – campus Mata Norte no ano de 2023. Para fundamentar teoricamente a análise, recorreu-se a Libâneo (1998), Franco (2008) que oferecem compreensões sobre a didática matemática. Na discussão específica do ensino da Matemática, apoiou-se em Curi (2004) PERRENOUD (2002), Pimenta (2002) que forneceram um suporte robusto. No que tange aos aspectos da formação dos professores as ideias de Freire (1987, 1999), Nóvoa (1992, 1995), Tardif (2002) enriqueceram a análise. Os resultados revelaram uma constatação: os estudantes em processo de formação não demonstram estar adequadamente preparados para assumir as responsabilidades inerentes ao ensino da matemática nas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental, sinalizando a necessidade de uma reflexão aprofundada sobre o currículo e a prática formativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6739_TB5664_10112025214111.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELLA CLAUDIA BARBOSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARCELLA"
    "autor_email" => "prof.marcella@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esta pesquisa é um recorte da dissertação e nesse trabalho tem objetivo analisar como é o aprendizado dos conteúdos matemáticos tratados na formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais. A investigação centraliza-se na seguinte questão investigativa: Quais os entraves do processo de formação dos estudantes do curso de Pedagogia relacionados ao aprendizado de conteúdos matemáticos? Considerando como objetivo identificar quais os entraves do processo de formação dos estudantes do curso de Pedagogia relacionados ao aprendizado de conteúdos matemáticos. Tomando como referencial teórico metodológico a abordagem quantitativa, a pesquisa possui caráter descritivo, utilizando para coleta de dados os estudantes do curso de Pedagogia matriculados na disciplina de Conteúdos, Metodologias e Práticas do Ensino da Matemática, ofertada aos alunos do 7º período do curso de Pedagogia da Universidade de Pernambuco – campus Mata Norte no ano de 2023. Para fundamentar teoricamente a análise, recorreu-se a Libâneo (1998), Franco (2008) que oferecem compreensões sobre a didática matemática. Na discussão específica do ensino da Matemática, apoiou-se em Curi (2004) PERRENOUD (2002), Pimenta (2002) que forneceram um suporte robusto. No que tange aos aspectos da formação dos professores as ideias de Freire (1987, 1999), Nóvoa (1992, 1995), Tardif (2002) enriqueceram a análise. Os resultados revelaram uma constatação: os estudantes em processo de formação não demonstram estar adequadamente preparados para assumir as responsabilidades inerentes ao ensino da matemática nas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental, sinalizando a necessidade de uma reflexão aprofundada sobre o currículo e a prática formativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.