DESAFIOS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NÃO VERBAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS RURAIS DE GRAVATÁ: O PAPEL DA COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127436 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5868 "inscrito_id" => 11463 "titulo" => "DESAFIOS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NÃO VERBAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS RURAIS DE GRAVATÁ: O PAPEL DA COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA" "resumo" => "De acordo com Freire (2013), a comunicação é uma das principais funções da linguagem, essencial para compreender e ser compreendido. Segundo Orrú (2012), é por meio da linguagem que o indivíduo interage socialmente e culturalmente, desenvolvendo seu envolvimento social e sua própria identidade. No entanto, quando limitada, impede o desenvolvimento pleno das crianças atípicas e não verbais. Contudo, o Transtorno do Espectro Autista, segundo Montenegro et al. (2021) é uma condição neurodesenvolvimental caracterizada pelo déficit na comunicação, padrões restritos e repetitivos no comportamento, interesses e atividades. Nesse contexto, a Comunicação Aumentativa Alternativa (CAA), consiste em um sistema de comunicação formado por estratégias e ferramentas que visa facilitar a comunicação de indivíduos com necessidades comunicativas complexas. Seu uso permite que o aluno expresse suas vontades, sentimentos e necessidades, promovendo uma maior integração social e acadêmica. Entretanto, a ausência desta ferramenta dificulta a comunicação, comprometendo a interação social, que termina por implicar no processo educacional pleno da criança. A pesquisa apresentada é de caráter qualitativo com abordagem etnográfica, e base bibliográficas, realizada em uma escola municipal de Gravatá-PE. A pesquisa teve como objetivo principal promover por meio dos instrumentos de observação, entrevistas diretas e análise de dados, a popularização da Comunicação Aumentativa Alternativa (CAA) como estratégia de redução dos desafios relacionados ao processo de alfabetização das crianças atípicas, com embasamento também nos autores Proença e Foltran (2025) sobre o uso desta ferramenta. Os resultados demonstram que há dificuldades em encontrar recursos adequados para trabalhar com a criança e na estrutura da escola, que limita o espaço de desenvolvimento do aluno não verbal. Além disso, a ausência da formação continuada e falta de conhecimento sobre o que é a CAA implica ainda mais para o processo de inclusão no ambiente escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11463_TB5868_18102025230537.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVANILDO MIGUEL DO NASCIMENTO JUNIOR" "autor_nome_curto" => "IVANILDO MIGUEL" "autor_email" => "ivanildomnjr@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127436 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5868 "inscrito_id" => 11463 "titulo" => "DESAFIOS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NÃO VERBAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS RURAIS DE GRAVATÁ: O PAPEL DA COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA" "resumo" => "De acordo com Freire (2013), a comunicação é uma das principais funções da linguagem, essencial para compreender e ser compreendido. Segundo Orrú (2012), é por meio da linguagem que o indivíduo interage socialmente e culturalmente, desenvolvendo seu envolvimento social e sua própria identidade. No entanto, quando limitada, impede o desenvolvimento pleno das crianças atípicas e não verbais. Contudo, o Transtorno do Espectro Autista, segundo Montenegro et al. (2021) é uma condição neurodesenvolvimental caracterizada pelo déficit na comunicação, padrões restritos e repetitivos no comportamento, interesses e atividades. Nesse contexto, a Comunicação Aumentativa Alternativa (CAA), consiste em um sistema de comunicação formado por estratégias e ferramentas que visa facilitar a comunicação de indivíduos com necessidades comunicativas complexas. Seu uso permite que o aluno expresse suas vontades, sentimentos e necessidades, promovendo uma maior integração social e acadêmica. Entretanto, a ausência desta ferramenta dificulta a comunicação, comprometendo a interação social, que termina por implicar no processo educacional pleno da criança. A pesquisa apresentada é de caráter qualitativo com abordagem etnográfica, e base bibliográficas, realizada em uma escola municipal de Gravatá-PE. A pesquisa teve como objetivo principal promover por meio dos instrumentos de observação, entrevistas diretas e análise de dados, a popularização da Comunicação Aumentativa Alternativa (CAA) como estratégia de redução dos desafios relacionados ao processo de alfabetização das crianças atípicas, com embasamento também nos autores Proença e Foltran (2025) sobre o uso desta ferramenta. Os resultados demonstram que há dificuldades em encontrar recursos adequados para trabalhar com a criança e na estrutura da escola, que limita o espaço de desenvolvimento do aluno não verbal. Além disso, a ausência da formação continuada e falta de conhecimento sobre o que é a CAA implica ainda mais para o processo de inclusão no ambiente escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11463_TB5868_18102025230537.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVANILDO MIGUEL DO NASCIMENTO JUNIOR" "autor_nome_curto" => "IVANILDO MIGUEL" "autor_email" => "ivanildomnjr@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }