REFLEXÕES SOBRE PROPOSTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MANUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126613 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4068 "inscrito_id" => 11102 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE PROPOSTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MANUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Este relato se insere nas discussões acerca das práticas pedagógicas lúdicas com crianças da Educação Infantil e tem como objetivo analisar as possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento a partir de duas atividades voltadas para o campo de experiência Corpo, gestos e movimentos. As atividades fundamentaram-se nos estudos realizados na disciplina Jogos e Brincadeiras do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Roraima e foram realizadas a partir da compreensão sobre a importância dos jogos para a aprendizagem e desenvolvimento de crianças pequenas, entendendo que o trabalho com as mãos, segundo Piaget e Montessori, proporciona o desenvolvimento do pensamento e da inteligência. As atividades apresentam uma abordagem prática, com a realização de duas tarefas com uma criança de 3 anos, que está matriculada em uma creche no grupo de crianças bem pequenas, que vai de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses. Os resultados apontam que atividades que trabalham a coordenação motora fina, além de possibilitarem a ampliação das habilidades manuais das crianças, também contribuem para sua autonomia. Para além disso, foi possível perceber outras possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento, tais como: interação social, nomes das cores, interrelação com outros conteúdos da vivência infantil e texturas. Na experiência, ficou evidente a necessidade de incluir essas práticas pedagógicas na rotina escolar das crianças na educação infantil de forma lúdica para que possam aprender brincando." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11102_TB4068_10112025225019.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "STEFANNY BRITO DOS SANTOS SOUZA" "autor_nome_curto" => "STEFANNY" "autor_email" => "stefannybrito03@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126613 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4068 "inscrito_id" => 11102 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE PROPOSTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MANUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Este relato se insere nas discussões acerca das práticas pedagógicas lúdicas com crianças da Educação Infantil e tem como objetivo analisar as possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento a partir de duas atividades voltadas para o campo de experiência Corpo, gestos e movimentos. As atividades fundamentaram-se nos estudos realizados na disciplina Jogos e Brincadeiras do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Roraima e foram realizadas a partir da compreensão sobre a importância dos jogos para a aprendizagem e desenvolvimento de crianças pequenas, entendendo que o trabalho com as mãos, segundo Piaget e Montessori, proporciona o desenvolvimento do pensamento e da inteligência. As atividades apresentam uma abordagem prática, com a realização de duas tarefas com uma criança de 3 anos, que está matriculada em uma creche no grupo de crianças bem pequenas, que vai de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses. Os resultados apontam que atividades que trabalham a coordenação motora fina, além de possibilitarem a ampliação das habilidades manuais das crianças, também contribuem para sua autonomia. Para além disso, foi possível perceber outras possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento, tais como: interação social, nomes das cores, interrelação com outros conteúdos da vivência infantil e texturas. Na experiência, ficou evidente a necessidade de incluir essas práticas pedagógicas na rotina escolar das crianças na educação infantil de forma lúdica para que possam aprender brincando." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11102_TB4068_10112025225019.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "STEFANNY BRITO DOS SANTOS SOUZA" "autor_nome_curto" => "STEFANNY" "autor_email" => "stefannybrito03@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }