Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE O INTÉRPRETE DE LIBRAS NA ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES SURDOS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Sabe-se que a pessoa surda interage e compreende o mundo a partir de percepções visuais que manifesta através de sua língua própria. É por meio desta, conhecida como Língua Brasileira de Sinais, que garante o acesso à educação e aos seus direitos. Na escola, terá o apoio pedagógico do intérprete de LIBRAS para a mediação das línguas e na interação com os pares e pessoas ouvintes. Mas, será que as professoras conhecem o papel do intérprete na escola? Assim, o presente estudo visa investigar as concepções de professoras sobre o papel do intérprete de LIBRAS na escolarização de estudantes surdos na escola. Trata-se de um estudo qualitativo, de natureza interpretativa e exploratória, tendo como estratégia um estudo de caso, realizado em uma escola da rede estadual de ensino de Rondônia. Os participantes do estudo foram seis professoras que atuavam de forma direta ou indireta com estudantes surdos. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram questionários, observações e entrevistas realizadas na escola com as participantes. Os resultados apontam que as professoras entendem que o intérprete de LIBRAS deve fazer a mediação pedagógica nas interações entre docente-estudante na sala de aula e demais atividades pedagógicas-administrativas na escola, assim como deve participar dos processos de ensino e aprendizagem, por compreenderem que o profissional está mais apto para interagir com os estudantes surdos. Portanto, se conclui que as concepções docentes estão meio distantes das normativas vigentes, uma vez que falta a compreensão do papel do intérprete e da responsabilidade que o professor possui na escolarização dos estudantes surdos. Neste sentido, faz-se necessário que a escola desenvolva um trabalho pedagógico e participativo para com o corpo docente e demais profissionais da educação, para que compreendam as especificidades da atuação do intérprete de LIBRAS no ambiente escolar.

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