Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORTALECENDO SABERES: EXPERIÊNCIA EDUCATIVA EM CLASSE MULTISSERIADA NA ZONA RURAL DE CUMARU-PE ATRAVÉS DO PROGRAMA MUNICIPAL DE FORTALECIMENTO DA APRENDIZAGEM (PMFA).

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 04 - Fundamentos da Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125018
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 545
    "inscrito_id" => 3621
    "titulo" => "FORTALECENDO SABERES: EXPERIÊNCIA EDUCATIVA EM CLASSE MULTISSERIADA NA ZONA RURAL DE CUMARU-PE ATRAVÉS DO PROGRAMA MUNICIPAL DE FORTALECIMENTO DA APRENDIZAGEM (PMFA)."
    "resumo" => "As turmas multisseriadas, frequentemente encontradas em escolas rurais, apresentam inúmeros desafios para os educadores. Essa diversidade pode ser transformada em uma oportunidade enriquecedora para o fortalecimento do conhecimento coletivo. O presente estudo teve como foco relatar os efeitos e impactos do Programa Municipal de Fortalecimento da Aprendizagem (PMFA) na formação dos alunos da Escola Manoel Gomes de Melo, situada no Sítio Camarada, em Cumaru-PE. A experiência foi conduzida com uma turma multisseriada do 2º, 4º e 5º anos do ensino fundamental dos anos iniciais, ao longo do ano letivo de 2024, promovendo uma interação dinâmica entre os alunos e a proposta pedagógica do programa. Baseando-se nas teorias de Libâneo (2013), Freire (1996), Gadotti (1999) e Vygotsky (1998), esta pesquisa possibilitou um aprofundamento nas práticas pedagógicas que enfatizam a interação social e o aprendizado colaborativo. Os resultados promissores dessa experiência, indicaram que, apesar das limitações enfrentadas na zona rural, as estratégias implementadas permitiram superar os obstáculos por meio da criatividade e resiliência. A vivência no PMFA não apenas enriqueceu o aprendizado dos alunos, mas também ressaltou a relevância de iniciativas que promovem uma educação inclusiva e transformadora. Em suma, a interação contínua com os alunos foi fundamental para o êxito do programa, demonstrando que a educação pode ser um poderoso catalisador de transformação social, mesmo em cenários adversos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3621_TB545_30102025152451.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DARLANE BARBOZA DE FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "DARLANE"
    "autor_email" => "darlanebarboza112213@outlook.com"
    "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO (FAINTVISA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125018
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 545
    "inscrito_id" => 3621
    "titulo" => "FORTALECENDO SABERES: EXPERIÊNCIA EDUCATIVA EM CLASSE MULTISSERIADA NA ZONA RURAL DE CUMARU-PE ATRAVÉS DO PROGRAMA MUNICIPAL DE FORTALECIMENTO DA APRENDIZAGEM (PMFA)."
    "resumo" => "As turmas multisseriadas, frequentemente encontradas em escolas rurais, apresentam inúmeros desafios para os educadores. Essa diversidade pode ser transformada em uma oportunidade enriquecedora para o fortalecimento do conhecimento coletivo. O presente estudo teve como foco relatar os efeitos e impactos do Programa Municipal de Fortalecimento da Aprendizagem (PMFA) na formação dos alunos da Escola Manoel Gomes de Melo, situada no Sítio Camarada, em Cumaru-PE. A experiência foi conduzida com uma turma multisseriada do 2º, 4º e 5º anos do ensino fundamental dos anos iniciais, ao longo do ano letivo de 2024, promovendo uma interação dinâmica entre os alunos e a proposta pedagógica do programa. Baseando-se nas teorias de Libâneo (2013), Freire (1996), Gadotti (1999) e Vygotsky (1998), esta pesquisa possibilitou um aprofundamento nas práticas pedagógicas que enfatizam a interação social e o aprendizado colaborativo. Os resultados promissores dessa experiência, indicaram que, apesar das limitações enfrentadas na zona rural, as estratégias implementadas permitiram superar os obstáculos por meio da criatividade e resiliência. A vivência no PMFA não apenas enriqueceu o aprendizado dos alunos, mas também ressaltou a relevância de iniciativas que promovem uma educação inclusiva e transformadora. Em suma, a interação contínua com os alunos foi fundamental para o êxito do programa, demonstrando que a educação pode ser um poderoso catalisador de transformação social, mesmo em cenários adversos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3621_TB545_30102025152451.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DARLANE BARBOZA DE FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "DARLANE"
    "autor_email" => "darlanebarboza112213@outlook.com"
    "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO (FAINTVISA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As turmas multisseriadas, frequentemente encontradas em escolas rurais, apresentam inúmeros desafios para os educadores. Essa diversidade pode ser transformada em uma oportunidade enriquecedora para o fortalecimento do conhecimento coletivo. O presente estudo teve como foco relatar os efeitos e impactos do Programa Municipal de Fortalecimento da Aprendizagem (PMFA) na formação dos alunos da Escola Manoel Gomes de Melo, situada no Sítio Camarada, em Cumaru-PE. A experiência foi conduzida com uma turma multisseriada do 2º, 4º e 5º anos do ensino fundamental dos anos iniciais, ao longo do ano letivo de 2024, promovendo uma interação dinâmica entre os alunos e a proposta pedagógica do programa. Baseando-se nas teorias de Libâneo (2013), Freire (1996), Gadotti (1999) e Vygotsky (1998), esta pesquisa possibilitou um aprofundamento nas práticas pedagógicas que enfatizam a interação social e o aprendizado colaborativo. Os resultados promissores dessa experiência, indicaram que, apesar das limitações enfrentadas na zona rural, as estratégias implementadas permitiram superar os obstáculos por meio da criatividade e resiliência. A vivência no PMFA não apenas enriqueceu o aprendizado dos alunos, mas também ressaltou a relevância de iniciativas que promovem uma educação inclusiva e transformadora. Em suma, a interação contínua com os alunos foi fundamental para o êxito do programa, demonstrando que a educação pode ser um poderoso catalisador de transformação social, mesmo em cenários adversos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.