Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AUDIOVISUAL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A educação é um meio essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico, principalmente no que se refere à educação antirracista. No Brasil, a educação antirracista está prevista em lei, contudo, não há grande impacto ou promoção de projetos que desencadeem o pensamento crítico voltado para o racismo sociológico. Sob esse viés, o presente trabalho possui o objetivo de discutir a utilização de filmes, curtas-metragens e documentários que estejam diretamente correlacionados com a história e a cultura afro-brasileira como ferramenta pedagógica que possibilite a compreensão e uma práxis educativa de caráter antirracista. A pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa-ação, colaborativa, com seleção e exibição dos conteúdos audiovisuais em uma escola do município do Crato-CE, seguidos de reflexões e debates sobre a temática em geral e a sua representação artística cinematográfica. A pesquisa é realizada como parte do projeto de extensão Cine C.O.P.A: Cinema e política, da Universidade Regional do Cariri e alicerçada pelos paradigmas de Edgar Morin (2010), que aborda o cinema como meio de compreensão crítica da realidade. A análise fílmica e os debates servem como ponte para desenvolver temas como racismo sociológico, desigualdade social e econômica, além de desenvolver o pensamento crítico dos estudantes para a realidade em que estão inseridos e um pensamento antirracista, em meio a uma ascendência de jovens conservadores.

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