Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA E EDUCAÇÃO FÍSICA NA POTENCIALIZAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO ESCOLAR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126442
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3515
    "inscrito_id" => 10485
    "titulo" => "ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA E EDUCAÇÃO FÍSICA NA POTENCIALIZAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO ESCOLAR"
    "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo discutir o papel da Educação Física como ferramenta auxiliar no processo de alfabetização, enfatizando sua contribuição interdisciplinar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Fundamentando-se nos pressupostos teóricos de Vygotsky (1998) sobre o desenvolvimento cognitivo mediado pelas interações sociais e nos documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), destaca-se a necessidade do alinhamento dos cronogramas e conteúdos programáticos (habilidades e descritores) entre as professoras pedagogas e os professores de Educação Física. Essas ações conjuntas promovem uma visão integrada do currículo, facilitando estratégias metodológicas que valorizam a corporeidade e o movimento como instrumentos potencializadores da aprendizagem em leitura e escrita. Além disso, a pesquisa aborda a importância da avaliação contínua e acompanhamento dos estudantes quanto aos níveis de leitura e proficiência, visando intervenções pedagógicas estratégicas, especialmente voltadas para as turmas e alunos prioritários com dificuldades específicas. Outro aspecto relevante abordado refere-se à inclusão da alfabetização como fator prioritário e interdisciplinar em ações, eventos e projetos da escola, destacando a Educação Física como parceira ativa neste processo. Metodologicamente, esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de natureza bibliográfica e descritiva, utilizando-se da análise documental e da revisão teórica sobre os temas abordados. Como principais resultados, evidenciam-se melhorias nos níveis de leitura, escrita e participação dos alunos, além de maior integração entre professores e gestores na formulação e implementação de práticas pedagógicas eficazes. Conclui-se que a utilização interdisciplinar da Educação Física no processo de alfabetização contribui para o desenvolvimento integral dos estudantes, reafirmando a importância do trabalho colaborativo e da corporeidade como estratégias eficazes na promoção de aprendizagens significativas nos anos iniciais do Ensino Fundamental."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10485_TB3515_30102025224550.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERIC DE LUCENA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "ERIC LUCENA"
    "autor_email" => "eric.luba@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126442
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3515
    "inscrito_id" => 10485
    "titulo" => "ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA E EDUCAÇÃO FÍSICA NA POTENCIALIZAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO ESCOLAR"
    "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo discutir o papel da Educação Física como ferramenta auxiliar no processo de alfabetização, enfatizando sua contribuição interdisciplinar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Fundamentando-se nos pressupostos teóricos de Vygotsky (1998) sobre o desenvolvimento cognitivo mediado pelas interações sociais e nos documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), destaca-se a necessidade do alinhamento dos cronogramas e conteúdos programáticos (habilidades e descritores) entre as professoras pedagogas e os professores de Educação Física. Essas ações conjuntas promovem uma visão integrada do currículo, facilitando estratégias metodológicas que valorizam a corporeidade e o movimento como instrumentos potencializadores da aprendizagem em leitura e escrita. Além disso, a pesquisa aborda a importância da avaliação contínua e acompanhamento dos estudantes quanto aos níveis de leitura e proficiência, visando intervenções pedagógicas estratégicas, especialmente voltadas para as turmas e alunos prioritários com dificuldades específicas. Outro aspecto relevante abordado refere-se à inclusão da alfabetização como fator prioritário e interdisciplinar em ações, eventos e projetos da escola, destacando a Educação Física como parceira ativa neste processo. Metodologicamente, esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de natureza bibliográfica e descritiva, utilizando-se da análise documental e da revisão teórica sobre os temas abordados. Como principais resultados, evidenciam-se melhorias nos níveis de leitura, escrita e participação dos alunos, além de maior integração entre professores e gestores na formulação e implementação de práticas pedagógicas eficazes. Conclui-se que a utilização interdisciplinar da Educação Física no processo de alfabetização contribui para o desenvolvimento integral dos estudantes, reafirmando a importância do trabalho colaborativo e da corporeidade como estratégias eficazes na promoção de aprendizagens significativas nos anos iniciais do Ensino Fundamental."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10485_TB3515_30102025224550.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERIC DE LUCENA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "ERIC LUCENA"
    "autor_email" => "eric.luba@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente estudo tem como objetivo discutir o papel da Educação Física como ferramenta auxiliar no processo de alfabetização, enfatizando sua contribuição interdisciplinar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Fundamentando-se nos pressupostos teóricos de Vygotsky (1998) sobre o desenvolvimento cognitivo mediado pelas interações sociais e nos documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), destaca-se a necessidade do alinhamento dos cronogramas e conteúdos programáticos (habilidades e descritores) entre as professoras pedagogas e os professores de Educação Física. Essas ações conjuntas promovem uma visão integrada do currículo, facilitando estratégias metodológicas que valorizam a corporeidade e o movimento como instrumentos potencializadores da aprendizagem em leitura e escrita. Além disso, a pesquisa aborda a importância da avaliação contínua e acompanhamento dos estudantes quanto aos níveis de leitura e proficiência, visando intervenções pedagógicas estratégicas, especialmente voltadas para as turmas e alunos prioritários com dificuldades específicas. Outro aspecto relevante abordado refere-se à inclusão da alfabetização como fator prioritário e interdisciplinar em ações, eventos e projetos da escola, destacando a Educação Física como parceira ativa neste processo. Metodologicamente, esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de natureza bibliográfica e descritiva, utilizando-se da análise documental e da revisão teórica sobre os temas abordados. Como principais resultados, evidenciam-se melhorias nos níveis de leitura, escrita e participação dos alunos, além de maior integração entre professores e gestores na formulação e implementação de práticas pedagógicas eficazes. Conclui-se que a utilização interdisciplinar da Educação Física no processo de alfabetização contribui para o desenvolvimento integral dos estudantes, reafirmando a importância do trabalho colaborativo e da corporeidade como estratégias eficazes na promoção de aprendizagens significativas nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.