O PROJETO VIDAS SECAS COMO FERRAMENTA DE ENSINO-ATIVIDADE NA ESCOLA MANOEL ASSIS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126587 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3997 "inscrito_id" => 10209 "titulo" => "O PROJETO VIDAS SECAS COMO FERRAMENTA DE ENSINO-ATIVIDADE NA ESCOLA MANOEL ASSIS" "resumo" => "O estudo apresenta uma análise do projeto de ensino “Vidas Secas”, aplicado aos estudantes do 9° ano do ensino fundamental da Escola Municipal Manoel Assis, centrado no incentivo à literatura brasileira por meio de uma Aprendizagem Baseada em Projetos PBL (Project-Based Learning). \u{A0}O projeto foi desenvolvido com o objetivo de explorar a literatura nacional, o presente trabalho visa apresentar sua evolução e os impactos na formação dos estudantes, considerando a importância de iniciativas que promovam a leitura e o pensamento crítico. Para isso, foi realizada uma pesquisa documental por estudantes egressos do projeto que já concluíram o ensino fundamental e participam de outra modalidade de ensino, analisando registros acadêmicos e relatos das turmas participantes a fim de verificar mudanças na relação dos alunos com a leitura e no desempenho escolar para perceber diferenças entre o projeto analisado e aqueles em andamento no ensino de literatura na Educação Profissional Tecnológica (EPT). Fundamentado em autores como Antonio Candido, que defende a literatura como essencial, e Paulo Freire, com sua abordagem da educação libertadora, busca-se compreender como a mediação literária pode contribuir para o desenvolvimento social e intelectual dos estudantes e como isso dialoga com autores da EPT como Gaudêncio Frigotto, Marise Ramos e Dante Moura. O projeto resultou na ampliação do conhecimento literário e no fortalecimento do interesse pela leitura, promovendo a exploração de diferentes abordagens sobre a literatura além do domínio sobre pautas caritativas. A pesquisa apresentou que dentre os resultados alcançados pelo projeto “Vidas Secas”, há elementos motivando uma intervenção, seja como parte de uma pesquisa-ação em ensino de literatura na EPT ou como ações de ensino já que incluem um maior envolvimento dos alunos com a leitura, fortalecimento das habilidades interpretativas e aprimoramento do repertório cultural, aspectos fundamentais para a formação cidadã." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10209_TB3997_30102025222507.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA BEATRIZ FERREIRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "ferreiradeoliveiraa608@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126587 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3997 "inscrito_id" => 10209 "titulo" => "O PROJETO VIDAS SECAS COMO FERRAMENTA DE ENSINO-ATIVIDADE NA ESCOLA MANOEL ASSIS" "resumo" => "O estudo apresenta uma análise do projeto de ensino “Vidas Secas”, aplicado aos estudantes do 9° ano do ensino fundamental da Escola Municipal Manoel Assis, centrado no incentivo à literatura brasileira por meio de uma Aprendizagem Baseada em Projetos PBL (Project-Based Learning). \u{A0}O projeto foi desenvolvido com o objetivo de explorar a literatura nacional, o presente trabalho visa apresentar sua evolução e os impactos na formação dos estudantes, considerando a importância de iniciativas que promovam a leitura e o pensamento crítico. Para isso, foi realizada uma pesquisa documental por estudantes egressos do projeto que já concluíram o ensino fundamental e participam de outra modalidade de ensino, analisando registros acadêmicos e relatos das turmas participantes a fim de verificar mudanças na relação dos alunos com a leitura e no desempenho escolar para perceber diferenças entre o projeto analisado e aqueles em andamento no ensino de literatura na Educação Profissional Tecnológica (EPT). Fundamentado em autores como Antonio Candido, que defende a literatura como essencial, e Paulo Freire, com sua abordagem da educação libertadora, busca-se compreender como a mediação literária pode contribuir para o desenvolvimento social e intelectual dos estudantes e como isso dialoga com autores da EPT como Gaudêncio Frigotto, Marise Ramos e Dante Moura. O projeto resultou na ampliação do conhecimento literário e no fortalecimento do interesse pela leitura, promovendo a exploração de diferentes abordagens sobre a literatura além do domínio sobre pautas caritativas. A pesquisa apresentou que dentre os resultados alcançados pelo projeto “Vidas Secas”, há elementos motivando uma intervenção, seja como parte de uma pesquisa-ação em ensino de literatura na EPT ou como ações de ensino já que incluem um maior envolvimento dos alunos com a leitura, fortalecimento das habilidades interpretativas e aprimoramento do repertório cultural, aspectos fundamentais para a formação cidadã." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10209_TB3997_30102025222507.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA BEATRIZ FERREIRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "ferreiradeoliveiraa608@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }