Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROJETO VIDAS SECAS COMO FERRAMENTA DE ENSINO-ATIVIDADE NA ESCOLA MANOEL ASSIS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O estudo apresenta uma análise do projeto de ensino “Vidas Secas”, aplicado aos estudantes do 9° ano do ensino fundamental da Escola Municipal Manoel Assis, centrado no incentivo à literatura brasileira por meio de uma Aprendizagem Baseada em Projetos PBL (Project-Based Learning).  O projeto foi desenvolvido com o objetivo de explorar a literatura nacional, o presente trabalho visa apresentar sua evolução e os impactos na formação dos estudantes, considerando a importância de iniciativas que promovam a leitura e o pensamento crítico. Para isso, foi realizada uma pesquisa documental por estudantes egressos do projeto que já concluíram o ensino fundamental e participam de outra modalidade de ensino, analisando registros acadêmicos e relatos das turmas participantes a fim de verificar mudanças na relação dos alunos com a leitura e no desempenho escolar para perceber diferenças entre o projeto analisado e aqueles em andamento no ensino de literatura na Educação Profissional Tecnológica (EPT). Fundamentado em autores como Antonio Candido, que defende a literatura como essencial, e Paulo Freire, com sua abordagem da educação libertadora, busca-se compreender como a mediação literária pode contribuir para o desenvolvimento social e intelectual dos estudantes e como isso dialoga com autores da EPT como Gaudêncio Frigotto, Marise Ramos e Dante Moura. O projeto resultou na ampliação do conhecimento literário e no fortalecimento do interesse pela leitura, promovendo a exploração de diferentes abordagens sobre a literatura além do domínio sobre pautas caritativas. A pesquisa apresentou que dentre os resultados alcançados pelo projeto “Vidas Secas”, há elementos motivando uma intervenção, seja como parte de uma pesquisa-ação em ensino de literatura na EPT ou como ações de ensino já que incluem um maior envolvimento dos alunos com a leitura, fortalecimento das habilidades interpretativas e aprimoramento do repertório cultural, aspectos fundamentais para a formação cidadã.

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