AS CONSTRUÇÕES DO SER ‘‘HERÓI’’: DIÁLOGOS ENTRE A NARRATIVA CINEMATOGRÁFICA E A HISTÓRIA POLÍTICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125991 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2494 "inscrito_id" => 7853 "titulo" => "AS CONSTRUÇÕES DO SER ‘‘HERÓI’’: DIÁLOGOS ENTRE A NARRATIVA CINEMATOGRÁFICA E A HISTÓRIA POLÍTICA" "resumo" => "A História é um campo de saber epistemologicamente ambíguo, porque oscila entre a arte e a ciência, entre a imaginação criativa e o verossímil. E, mais ainda, por desejar construir diálogos entre sujeitos de tempos e espaços divergentes. Este olhar retrospectivo que nos remete ao passado e o articula ao presente, caracterizando diferentes modos do fazer e pensar a narrativa histórica. O presente artigo problematiza uma análise histórica e sócio-antropológica sobre alguns aspectos da trajetória política até o velório do Miguel Arraes, ícone da política regional e nacional brasileira. Objetiva-se diluir os conhecimentos adquiridos pautados em pesquisas científicas tão emergidas no universo acadêmico para as aulas de História da Escola Municipal Maria Barbosa de Souza, localizada em Umbuzeiro - PB. Desta forma, utilizaremos o cinema como fator primordial para contextualizar construções identitárias de determinados ‘‘heróis’’ do universo cinematográfico comparando com o Miguel Arraes - ‘‘herói-mito’’ - considerado por determinados sujeitos. A metodologia do trabalho se baseia em revisão bibliográfica e análise historiográfica pautadas nas considerações da Nova História Política (René Rémond et al., 1996; BOUTIER, Jean e JULIA, Dominique, 1998), abordando de certa forma a História do Tempo Presente e Imediato (vide CHAVEAU, A, TEIART, Phillippe, 2000) e Cultura Política. Assim, sendo o cinema um difusor de conhecimentos que emerge como um componente cultural aos alunos, conclui-se a - tamanha - experiência enriquecedora de trabalhar a história de um dos personagens políticos por um viés lúdico, reflexivo e dialogativo no ensino fundamental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7853_TB2494_16102025082540.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAILSON CAVALCANTE DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "JAILSON" "autor_email" => "jailson.cavalcante16@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125991 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2494 "inscrito_id" => 7853 "titulo" => "AS CONSTRUÇÕES DO SER ‘‘HERÓI’’: DIÁLOGOS ENTRE A NARRATIVA CINEMATOGRÁFICA E A HISTÓRIA POLÍTICA" "resumo" => "A História é um campo de saber epistemologicamente ambíguo, porque oscila entre a arte e a ciência, entre a imaginação criativa e o verossímil. E, mais ainda, por desejar construir diálogos entre sujeitos de tempos e espaços divergentes. Este olhar retrospectivo que nos remete ao passado e o articula ao presente, caracterizando diferentes modos do fazer e pensar a narrativa histórica. O presente artigo problematiza uma análise histórica e sócio-antropológica sobre alguns aspectos da trajetória política até o velório do Miguel Arraes, ícone da política regional e nacional brasileira. Objetiva-se diluir os conhecimentos adquiridos pautados em pesquisas científicas tão emergidas no universo acadêmico para as aulas de História da Escola Municipal Maria Barbosa de Souza, localizada em Umbuzeiro - PB. Desta forma, utilizaremos o cinema como fator primordial para contextualizar construções identitárias de determinados ‘‘heróis’’ do universo cinematográfico comparando com o Miguel Arraes - ‘‘herói-mito’’ - considerado por determinados sujeitos. A metodologia do trabalho se baseia em revisão bibliográfica e análise historiográfica pautadas nas considerações da Nova História Política (René Rémond et al., 1996; BOUTIER, Jean e JULIA, Dominique, 1998), abordando de certa forma a História do Tempo Presente e Imediato (vide CHAVEAU, A, TEIART, Phillippe, 2000) e Cultura Política. Assim, sendo o cinema um difusor de conhecimentos que emerge como um componente cultural aos alunos, conclui-se a - tamanha - experiência enriquecedora de trabalhar a história de um dos personagens políticos por um viés lúdico, reflexivo e dialogativo no ensino fundamental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7853_TB2494_16102025082540.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAILSON CAVALCANTE DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "JAILSON" "autor_email" => "jailson.cavalcante16@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }