A MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA EM UMA EMEI DA REDE PÚBLICA DE IMPERATRIZ-MA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126247 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3062 "inscrito_id" => 9405 "titulo" => "A MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA EM UMA EMEI DA REDE PÚBLICA DE IMPERATRIZ-MA" "resumo" => "Esta pesquisa explorou a musicalização na Educação Infantil e suas contribuições para o desenvolvimento das crianças em uma creche pública de Imperatriz-MA. Fundamentada em autores como Piaget (1977), Vygotsky (2007) e Wallon (1941), a pesquisa destaca a música como um elemento essencial na aprendizagem infantil. Carvalho (2005) e Brito (2003) reforçam sua importância na construção do conhecimento e no engajamento das crianças. O estudo abordou as dificuldades enfrentadas pelos educadores ao inserir a música no cotidiano escolar, muitas vezes restrita a momentos específicos e sem exploração de seu potencial pedagógico. A pesquisa, de abordagem qualitativa e natureza empírica, baseou-se em observações realizadas durante o Estágio Supervisionado em uma sala de aula do maternal 2. As práticas musicais desenvolvidas incluíram cantigas de roda, danças, as famosas chamadinhas e canções educativas, proporcionando novas experiências para as crianças. Os resultados indicaram que a musicalização despertou maior interesse e participação, favorecendo a interação entre as crianças e estimulando diferentes formas de expressão. Além disso, percebeu-se que a música pode ser um recurso facilitador para a aprendizagem de conteúdos diversos na sala de aula. A investigação reforça a necessidade de um uso mais intencional da música na rotina escolar e espera incentivar professores a explorá-la como um recurso valioso na Educação Infantil, tornando o ambiente de aprendizagem mais dinâmico, enriquecedor e lúdico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9405_TB3062_27102025153025.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAROLAINE DA SOLIDADE VIANA" "autor_nome_curto" => "KAROLAINE VIANA" "autor_email" => "karolaineviana4@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126247 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3062 "inscrito_id" => 9405 "titulo" => "A MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA EM UMA EMEI DA REDE PÚBLICA DE IMPERATRIZ-MA" "resumo" => "Esta pesquisa explorou a musicalização na Educação Infantil e suas contribuições para o desenvolvimento das crianças em uma creche pública de Imperatriz-MA. Fundamentada em autores como Piaget (1977), Vygotsky (2007) e Wallon (1941), a pesquisa destaca a música como um elemento essencial na aprendizagem infantil. Carvalho (2005) e Brito (2003) reforçam sua importância na construção do conhecimento e no engajamento das crianças. O estudo abordou as dificuldades enfrentadas pelos educadores ao inserir a música no cotidiano escolar, muitas vezes restrita a momentos específicos e sem exploração de seu potencial pedagógico. A pesquisa, de abordagem qualitativa e natureza empírica, baseou-se em observações realizadas durante o Estágio Supervisionado em uma sala de aula do maternal 2. As práticas musicais desenvolvidas incluíram cantigas de roda, danças, as famosas chamadinhas e canções educativas, proporcionando novas experiências para as crianças. Os resultados indicaram que a musicalização despertou maior interesse e participação, favorecendo a interação entre as crianças e estimulando diferentes formas de expressão. Além disso, percebeu-se que a música pode ser um recurso facilitador para a aprendizagem de conteúdos diversos na sala de aula. A investigação reforça a necessidade de um uso mais intencional da música na rotina escolar e espera incentivar professores a explorá-la como um recurso valioso na Educação Infantil, tornando o ambiente de aprendizagem mais dinâmico, enriquecedor e lúdico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9405_TB3062_27102025153025.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAROLAINE DA SOLIDADE VIANA" "autor_nome_curto" => "KAROLAINE VIANA" "autor_email" => "karolaineviana4@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }