A FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS AVALIATIVAS: OFICINA PARA A CONSTRUÇÃO DE ITENS ALINHADOS À BNCC NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126992 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4917 "inscrito_id" => 13384 "titulo" => "A FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS AVALIATIVAS: OFICINA PARA A CONSTRUÇÃO DE ITENS ALINHADOS À BNCC NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA" "resumo" => "O presente projeto propõe a realização de uma oficina formativa voltada à capacitação de professores das áreas de Ciências da Natureza e Matemática na construção de itens avaliativos eficazes e coerentes com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A atividade foi realizada em uma escola pública de Ensino Médio no município de Fortaleza e conduzida pelo Professor Coordenador de Área (PCA).A formação teve como objetivo fortalecer a prática docente, abordando aspectos teóricos e práticos da elaboração de questões objetivas, com atenção aos níveis de complexidade cognitiva. A metodologia adotada combinou momentos expositivos, discussões colaborativas e atividades práticas, nas quais os professores puderam desenvolver, revisar e aplicar itens avaliativos.Para avaliar a efetividade da oficina, foi aplicado um questionário aos participantes. Os resultados indicaram que 93,8% consideraram os conteúdos abordados relevantes para sua prática pedagógica; 68,8% relataram sentir-se mais preparados para elaborar itens avaliativos, e o mesmo percentual afirmou que aplicaria imediatamente os conhecimentos adquiridos em sala de aula.Após a elaboração, análise e aplicação dos itens construídos, realizou-se um momento de avaliação coletiva, no qual os docentes refletiram sobre os resultados obtidos nas avaliações aplicadas.Essa iniciativa reforça a importância da formação continuada como estratégia essencial para aprimorar as práticas avaliativas, tornando-as mais significativas e alinhadas ao processo de ensino-aprendizagem. Segundo Luckesi (2011), a avaliação deve ser compreendida como um processo contínuo de acompanhamento e orientação, e não apenas de mensuração. Nessa mesma linha, Hoffmann (2022) defende a avaliação formativa como elemento central para o desenvolvimento pedagógico.Assim, a oficina demonstrou-se uma ação eficaz no fortalecimento da prática docente e na promoção de avaliações mais coerentes e formativas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13384_TB4917_09112025193542.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSEMARY CARVALHO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "ROSEMARY" "autor_email" => "rosemary.sousa@prof.ce.gov.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126992 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4917 "inscrito_id" => 13384 "titulo" => "A FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS AVALIATIVAS: OFICINA PARA A CONSTRUÇÃO DE ITENS ALINHADOS À BNCC NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA" "resumo" => "O presente projeto propõe a realização de uma oficina formativa voltada à capacitação de professores das áreas de Ciências da Natureza e Matemática na construção de itens avaliativos eficazes e coerentes com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A atividade foi realizada em uma escola pública de Ensino Médio no município de Fortaleza e conduzida pelo Professor Coordenador de Área (PCA).A formação teve como objetivo fortalecer a prática docente, abordando aspectos teóricos e práticos da elaboração de questões objetivas, com atenção aos níveis de complexidade cognitiva. A metodologia adotada combinou momentos expositivos, discussões colaborativas e atividades práticas, nas quais os professores puderam desenvolver, revisar e aplicar itens avaliativos.Para avaliar a efetividade da oficina, foi aplicado um questionário aos participantes. Os resultados indicaram que 93,8% consideraram os conteúdos abordados relevantes para sua prática pedagógica; 68,8% relataram sentir-se mais preparados para elaborar itens avaliativos, e o mesmo percentual afirmou que aplicaria imediatamente os conhecimentos adquiridos em sala de aula.Após a elaboração, análise e aplicação dos itens construídos, realizou-se um momento de avaliação coletiva, no qual os docentes refletiram sobre os resultados obtidos nas avaliações aplicadas.Essa iniciativa reforça a importância da formação continuada como estratégia essencial para aprimorar as práticas avaliativas, tornando-as mais significativas e alinhadas ao processo de ensino-aprendizagem. Segundo Luckesi (2011), a avaliação deve ser compreendida como um processo contínuo de acompanhamento e orientação, e não apenas de mensuração. Nessa mesma linha, Hoffmann (2022) defende a avaliação formativa como elemento central para o desenvolvimento pedagógico.Assim, a oficina demonstrou-se uma ação eficaz no fortalecimento da prática docente e na promoção de avaliações mais coerentes e formativas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13384_TB4917_09112025193542.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSEMARY CARVALHO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "ROSEMARY" "autor_email" => "rosemary.sousa@prof.ce.gov.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }