Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS: INTEGRANDO TEORIA E PRÁTICA PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127884
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6842
    "inscrito_id" => 13476
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS: INTEGRANDO TEORIA E PRÁTICA PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE"
    "resumo" => "Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar os desafios e as perspectivas na formação de professores de línguas, considerando a importância da formação inicial e continuada para a qualidade do ensino. A formação de professores é um tema crucial, especialmente em um contexto educacional em constante transformação, onde a reflexão crítica e a prática pedagógica são fundamentais. A pesquisa buscará compreender como as instituições de ensino superior e as políticas educacionais influenciam a formação desses educadores. A metodologia adotada será qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas com professores de línguas e coordenadores de cursos de formação, além da análise de documentos institucionais. A fundamentação teórica abordará conceitos relacionados à formação docente, destacando a importância de uma abordagem crítica que valorize as realidades sociais e culturais dos educadores e alunos. A pesquisa é relevante, pois a qualidade da formação de professores impacta diretamente a aprendizagem dos alunos. Como afirmam os autores na revista "Linguagem: Estudos e Pesquisas", "a formação de professores deve ser um espaço de diálogo e construção coletiva" (SILVA et al., 2020, p. 45). Ao identificar lacunas na formação e propor melhorias, este projeto visa contribuir para a construção de um futuro educacional mais justo e inclusivo, preparando professores para atuarem como agentes de mudança em suas comunidades."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13476_TB6842_30102025225850.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIRGINIA NATANIEL DE SANTANA PEREIRA BANDEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Virginia Natani"
    "autor_email" => "virnataniel@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127884
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6842
    "inscrito_id" => 13476
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS: INTEGRANDO TEORIA E PRÁTICA PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE"
    "resumo" => "Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar os desafios e as perspectivas na formação de professores de línguas, considerando a importância da formação inicial e continuada para a qualidade do ensino. A formação de professores é um tema crucial, especialmente em um contexto educacional em constante transformação, onde a reflexão crítica e a prática pedagógica são fundamentais. A pesquisa buscará compreender como as instituições de ensino superior e as políticas educacionais influenciam a formação desses educadores. A metodologia adotada será qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas com professores de línguas e coordenadores de cursos de formação, além da análise de documentos institucionais. A fundamentação teórica abordará conceitos relacionados à formação docente, destacando a importância de uma abordagem crítica que valorize as realidades sociais e culturais dos educadores e alunos. A pesquisa é relevante, pois a qualidade da formação de professores impacta diretamente a aprendizagem dos alunos. Como afirmam os autores na revista "Linguagem: Estudos e Pesquisas", "a formação de professores deve ser um espaço de diálogo e construção coletiva" (SILVA et al., 2020, p. 45). Ao identificar lacunas na formação e propor melhorias, este projeto visa contribuir para a construção de um futuro educacional mais justo e inclusivo, preparando professores para atuarem como agentes de mudança em suas comunidades."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13476_TB6842_30102025225850.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIRGINIA NATANIEL DE SANTANA PEREIRA BANDEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Virginia Natani"
    "autor_email" => "virnataniel@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar os desafios e as perspectivas na formação de professores de línguas, considerando a importância da formação inicial e continuada para a qualidade do ensino. A formação de professores é um tema crucial, especialmente em um contexto educacional em constante transformação, onde a reflexão crítica e a prática pedagógica são fundamentais. A pesquisa buscará compreender como as instituições de ensino superior e as políticas educacionais influenciam a formação desses educadores. A metodologia adotada será qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas com professores de línguas e coordenadores de cursos de formação, além da análise de documentos institucionais. A fundamentação teórica abordará conceitos relacionados à formação docente, destacando a importância de uma abordagem crítica que valorize as realidades sociais e culturais dos educadores e alunos. A pesquisa é relevante, pois a qualidade da formação de professores impacta diretamente a aprendizagem dos alunos. Como afirmam os autores na revista "Linguagem: Estudos e Pesquisas", "a formação de professores deve ser um espaço de diálogo e construção coletiva" (SILVA et al., 2020, p. 45). Ao identificar lacunas na formação e propor melhorias, este projeto visa contribuir para a construção de um futuro educacional mais justo e inclusivo, preparando professores para atuarem como agentes de mudança em suas comunidades.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.