PROTAGONISMO FEMININO NA LITERATURA BRASILEIRA: PERCEPÇÕES E CONTATOS DE ALUNOS DA EJA COM OBRAS ESCRITAS POR MULHERES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127286 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5546 "inscrito_id" => 13617 "titulo" => "PROTAGONISMO FEMININO NA LITERATURA BRASILEIRA: PERCEPÇÕES E CONTATOS DE ALUNOS DA EJA COM OBRAS ESCRITAS POR MULHERES" "resumo" => "A literatura desempenhou um papel relevante na construção e transformação de valores sociais, sobretudo no que tange à representação de grupos historicamente marginalizados. Entre esses grupos, destacou-se a figura feminina, presente nas narrativas literárias como autora e personagem central, desafiando estereótipos e expondo as complexidades do papel da mulher na sociedade. No contexto da literatura brasileira, autoras como Clarice Lispector, Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo contribuíram significativamente para a ressignificação do protagonismo feminino entre os séculos XX e XXI. Entretanto, identificou-se uma lacuna no que se refere ao contato de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com esse tipo de produção literária. Considerando a heterogeneidade dessa população e os desafios relacionados ao acesso à cultura letrada, esta pesquisa teve como objetivo investigar o grau de familiaridade dos alunos da EJA com obras de autoria feminina, bem como suas percepções sobre o protagonismo feminino na literatura brasileira. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e exploratória, com foco em produções literárias do século XX à contemporaneidade. Aplicou-se um questionário com cinco perguntas de múltipla escolha a 20 estudantes da EJA, independentemente de idade ou gênero. As respostas foram analisadas qualitativamente, visando identificar tendências que revelassem como a literatura influencia a percepção dos alunos sobre os papéis de gênero e contribui para a reflexão crítica sobre a equidade de gênero. Estudos como o de Valle (2012) indicam que o contato com obras literárias escritas por mulheres pode fortalecer a identidade das leitoras da EJA, ao mesmo tempo em que promove uma leitura crítica das relações sociais de gênero. Ao investigar essas questões, buscou-se não apenas ampliar o conhecimento sobre os hábitos de leitura dos alunos da EJA, mas também promover reflexões acerca da representatividade feminina na literatura e de seu impacto na construção de uma sociedade mais equitativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13617_TB5546_30102025195235.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERT VENÍCIUS DA SILVA BRAGA" "autor_nome_curto" => "ROBERT" "autor_email" => "robertvsb@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127286 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5546 "inscrito_id" => 13617 "titulo" => "PROTAGONISMO FEMININO NA LITERATURA BRASILEIRA: PERCEPÇÕES E CONTATOS DE ALUNOS DA EJA COM OBRAS ESCRITAS POR MULHERES" "resumo" => "A literatura desempenhou um papel relevante na construção e transformação de valores sociais, sobretudo no que tange à representação de grupos historicamente marginalizados. Entre esses grupos, destacou-se a figura feminina, presente nas narrativas literárias como autora e personagem central, desafiando estereótipos e expondo as complexidades do papel da mulher na sociedade. No contexto da literatura brasileira, autoras como Clarice Lispector, Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo contribuíram significativamente para a ressignificação do protagonismo feminino entre os séculos XX e XXI. Entretanto, identificou-se uma lacuna no que se refere ao contato de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com esse tipo de produção literária. Considerando a heterogeneidade dessa população e os desafios relacionados ao acesso à cultura letrada, esta pesquisa teve como objetivo investigar o grau de familiaridade dos alunos da EJA com obras de autoria feminina, bem como suas percepções sobre o protagonismo feminino na literatura brasileira. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e exploratória, com foco em produções literárias do século XX à contemporaneidade. Aplicou-se um questionário com cinco perguntas de múltipla escolha a 20 estudantes da EJA, independentemente de idade ou gênero. As respostas foram analisadas qualitativamente, visando identificar tendências que revelassem como a literatura influencia a percepção dos alunos sobre os papéis de gênero e contribui para a reflexão crítica sobre a equidade de gênero. Estudos como o de Valle (2012) indicam que o contato com obras literárias escritas por mulheres pode fortalecer a identidade das leitoras da EJA, ao mesmo tempo em que promove uma leitura crítica das relações sociais de gênero. Ao investigar essas questões, buscou-se não apenas ampliar o conhecimento sobre os hábitos de leitura dos alunos da EJA, mas também promover reflexões acerca da representatividade feminina na literatura e de seu impacto na construção de uma sociedade mais equitativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13617_TB5546_30102025195235.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERT VENÍCIUS DA SILVA BRAGA" "autor_nome_curto" => "ROBERT" "autor_email" => "robertvsb@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }