A PRESENÇA DA FAMÍLIA NA ESCOLA COMO ELEMENTO ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127616 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6282 "inscrito_id" => 5859 "titulo" => "A PRESENÇA DA FAMÍLIA NA ESCOLA COMO ELEMENTO ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM" "resumo" => "A referida pesquisa aborda a presença da família na escola como u fator essencial para contribuição no processo de ensino aprendizagem. Família e escola são parceiras essenciais para uma verdadeira educação cidadã, na qual a participação ativa de famílias na escola e as suas colaborações nas ações escolares são significativas para a construção de uma escola democrática. Podemos revisar como acontecem as relações família e escola no século XIX e como essa relação acontece na modernidade. Para fundamentarmos nossa pesquisa contamos com a base teórica de autores como Perez (2019), (Narodowski, 2001), Sousa (2012) e Torres (1996). Observamos com base nos estudos evidenciados que o a aliança família e escola é fundamental para desenvolvermos uma educação crítica e reflexiva na qual os estudantes participem do espaço escolar ativamente, com notoriedade em suas aprendizagens enquanto significativas ampliando seus conhecimentos e fomentando o pensamento crítico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5859_TB6282_27102025230619.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA ELIZAMA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "anaelizamasilva@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127616 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6282 "inscrito_id" => 5859 "titulo" => "A PRESENÇA DA FAMÍLIA NA ESCOLA COMO ELEMENTO ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM" "resumo" => "A referida pesquisa aborda a presença da família na escola como u fator essencial para contribuição no processo de ensino aprendizagem. Família e escola são parceiras essenciais para uma verdadeira educação cidadã, na qual a participação ativa de famílias na escola e as suas colaborações nas ações escolares são significativas para a construção de uma escola democrática. Podemos revisar como acontecem as relações família e escola no século XIX e como essa relação acontece na modernidade. Para fundamentarmos nossa pesquisa contamos com a base teórica de autores como Perez (2019), (Narodowski, 2001), Sousa (2012) e Torres (1996). Observamos com base nos estudos evidenciados que o a aliança família e escola é fundamental para desenvolvermos uma educação crítica e reflexiva na qual os estudantes participem do espaço escolar ativamente, com notoriedade em suas aprendizagens enquanto significativas ampliando seus conhecimentos e fomentando o pensamento crítico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5859_TB6282_27102025230619.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA ELIZAMA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "anaelizamasilva@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }