BILINGUISMO NA PRÁTICA: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NA IMPLEMENTAÇÃO DE ESCOLAS BILÍNGUES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128801 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9315 "inscrito_id" => 20470 "titulo" => "BILINGUISMO NA PRÁTICA: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NA IMPLEMENTAÇÃO DE ESCOLAS BILÍNGUES" "resumo" => "No contexto globalizado, o bilinguismo emerge como uma habilidade crucial, permitindo o uso competente de duas línguas. Este estudo analisa a implementação do bilinguismo em duas escolas particulares de São Mateus-ES, investigando os desafios pedagógicos, metodológicos e estruturais enfrentados por essas instituições. Partindo de uma revisão teórica que discute conceitos fundamentais do bilinguismo – desde as definições clássicas de Leonard Bloomfield e John Macnamara, até abordagens contemporâneas, como a de Ilauana Teles Silva, que enfatiza o uso alternado de línguas com diferentes níveis de proficiência –, a presente pesquisa explora as tipologias da educação bilíngue, conforme propostas por Antonieta Heyden Megale e Stephen Krashen. A metodologia adotada é qualitativa, baseada em um estudo de caso comparativo que examina materiais didáticos, práticas pedagógicas e infraestrutura nas duas instituições de ensino utilizando observação assistemática para coleta de dados. Os resultados revelam que ambas as escolas enfrentam dificuldades semelhantes, como a falta de um conceito uniforme de bilinguismo, materiais didáticos inadequados e infraestrutura em processo de desenvolvimento. Além disso, questões como o "filtro afetivo" e a ausência de regulamentação nacional para o ensino bilíngue são apontadas como obstáculos significativos. Conclui-se que, para avançar na educação bilíngue, são necessárias políticas claras, materiais didáticos contextualizados e investimento em formação docente e infraestrutura, visando uma prática pedagógica mais eficaz e inclusiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20470_TB9315_14102025174707.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL FELIPE SOUSA ANTUNES" "autor_nome_curto" => "RAFAEL ANTUNES" "autor_email" => "www.rfsa.freela@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128801 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9315 "inscrito_id" => 20470 "titulo" => "BILINGUISMO NA PRÁTICA: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NA IMPLEMENTAÇÃO DE ESCOLAS BILÍNGUES" "resumo" => "No contexto globalizado, o bilinguismo emerge como uma habilidade crucial, permitindo o uso competente de duas línguas. Este estudo analisa a implementação do bilinguismo em duas escolas particulares de São Mateus-ES, investigando os desafios pedagógicos, metodológicos e estruturais enfrentados por essas instituições. Partindo de uma revisão teórica que discute conceitos fundamentais do bilinguismo – desde as definições clássicas de Leonard Bloomfield e John Macnamara, até abordagens contemporâneas, como a de Ilauana Teles Silva, que enfatiza o uso alternado de línguas com diferentes níveis de proficiência –, a presente pesquisa explora as tipologias da educação bilíngue, conforme propostas por Antonieta Heyden Megale e Stephen Krashen. A metodologia adotada é qualitativa, baseada em um estudo de caso comparativo que examina materiais didáticos, práticas pedagógicas e infraestrutura nas duas instituições de ensino utilizando observação assistemática para coleta de dados. Os resultados revelam que ambas as escolas enfrentam dificuldades semelhantes, como a falta de um conceito uniforme de bilinguismo, materiais didáticos inadequados e infraestrutura em processo de desenvolvimento. Além disso, questões como o "filtro afetivo" e a ausência de regulamentação nacional para o ensino bilíngue são apontadas como obstáculos significativos. Conclui-se que, para avançar na educação bilíngue, são necessárias políticas claras, materiais didáticos contextualizados e investimento em formação docente e infraestrutura, visando uma prática pedagógica mais eficaz e inclusiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20470_TB9315_14102025174707.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL FELIPE SOUSA ANTUNES" "autor_nome_curto" => "RAFAEL ANTUNES" "autor_email" => "www.rfsa.freela@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }