ENTRE SONS E SABERES: A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO INFANTIL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128117 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7562 "inscrito_id" => 16197 "titulo" => "ENTRE SONS E SABERES: A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO INFANTIL" "resumo" => "Esta pesquisa teve como objetivo analisar o uso da música no processo de aprendizagem das crianças do primeiro ano do ensino fundamental. A investigação foi realizada por meio da aplicação de um questionário contendo quatro questões objetivas e duas subjetivas, direcionado à professora que leciona para essa turma em uma escola da rede municipal do Estado da Paraíba. O propósito foi compreender a frequência com que a música é utilizada em sala de aula, os motivos que levam à sua adoção como recurso pedagógico e comparar os dados obtidos com os princípios descritos no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI). A pesquisa foi fundamentada teoricamente em autores como Weigel (1988), Bragio (2005) e Shilaro (1990), que trazem contribuições significativas do papel da musicalização no desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e social das crianças pequenas. Os resultados evidenciaram que a música é bem incorporada às práticas pedagógicas da docente observada, na qual percebe a música enquanto um instrumento de aprendizagem importante contribuindo de forma expressiva para a melhoria da socialização e do desenvolvimento integral dos alunos, promovendo uma experiência educativa mais rica, significativa e prazerosa. Desta forma, conclui-se que trabalhar com música enquanto instrumento pedagógico é indispensável e favorável para a evolução da aprendizagem infantil, com a aplicação da musicalidade na sala de aula, foi constatado um melhor desempenho e desenvolvimento da criatividade, da socialização e da concentração infantil." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16197_TB7562_26102025132617.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IRIS DAYANE GUEDES LIRA" "autor_nome_curto" => "IRIS" "autor_email" => "irisdayane04@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128117 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7562 "inscrito_id" => 16197 "titulo" => "ENTRE SONS E SABERES: A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO INFANTIL" "resumo" => "Esta pesquisa teve como objetivo analisar o uso da música no processo de aprendizagem das crianças do primeiro ano do ensino fundamental. A investigação foi realizada por meio da aplicação de um questionário contendo quatro questões objetivas e duas subjetivas, direcionado à professora que leciona para essa turma em uma escola da rede municipal do Estado da Paraíba. O propósito foi compreender a frequência com que a música é utilizada em sala de aula, os motivos que levam à sua adoção como recurso pedagógico e comparar os dados obtidos com os princípios descritos no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI). A pesquisa foi fundamentada teoricamente em autores como Weigel (1988), Bragio (2005) e Shilaro (1990), que trazem contribuições significativas do papel da musicalização no desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e social das crianças pequenas. Os resultados evidenciaram que a música é bem incorporada às práticas pedagógicas da docente observada, na qual percebe a música enquanto um instrumento de aprendizagem importante contribuindo de forma expressiva para a melhoria da socialização e do desenvolvimento integral dos alunos, promovendo uma experiência educativa mais rica, significativa e prazerosa. Desta forma, conclui-se que trabalhar com música enquanto instrumento pedagógico é indispensável e favorável para a evolução da aprendizagem infantil, com a aplicação da musicalidade na sala de aula, foi constatado um melhor desempenho e desenvolvimento da criatividade, da socialização e da concentração infantil." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16197_TB7562_26102025132617.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IRIS DAYANE GUEDES LIRA" "autor_nome_curto" => "IRIS" "autor_email" => "irisdayane04@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }