APAIXONADOS POR LEITURA – UMA FERRAMENTA PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCACÃO E PARA REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124854 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 195 "inscrito_id" => 859 "titulo" => "APAIXONADOS POR LEITURA – UMA FERRAMENTA PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCACÃO E PARA REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS" "resumo" => "Esse trabalho apresenta os resultados do Projeto Apaixonados por Leitura desenvolvolvido na Escola Municipal Professora Maria Luíza de Aquino, no Munícipio de Alagoa Nova, PB. O hábito da leitura na escola promove um ambiente inclusivo e acolhedor, proporcionando ferramentas essenciais para o desenvolvimento acadêmico, pessoal e social das crianças, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade O projeto Apaixonados por Leitura busca desenvolver o hábito da leitura diária, promovendo o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos, ampliando seu repertório cultural e incentivando o gosto pelo conhecimento. As atividades incluíram a organização de espaços de leitura na sala de aula, leituras diárias individuais e coletivas, criação de cadernos de registro, rodas de leitura e a composição de uma música tema. O referencial teórico-metodológico adota a abordagem de Paulo freire sobre educação inclusiva e de qualidade e as concepções de leitura de Ângela Kleiman. A avaliação contínua demonstrou um aumento do interesse dos alunos pela leitura, com mais de 200 leituras realizadas. A interação em rodas de leitura e o uso de diários evidenciaram progressos no engajamento, na compreensão literária e no desenvolvimento integral dos estudantes. O trabalho contribui para os ODS 4 (educação de qualidade) e 10 (redução das desigualdades), destacando-se como uma iniciativa transformadora ao promover equidade educacional e acesso universal à literatura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID859_TB195_30102025201039.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉLIDA VILLANE FERREIRA ALVES" "autor_nome_curto" => "ÉLIDA" "autor_email" => "elidavillane198@outlook.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124854 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 195 "inscrito_id" => 859 "titulo" => "APAIXONADOS POR LEITURA – UMA FERRAMENTA PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCACÃO E PARA REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS" "resumo" => "Esse trabalho apresenta os resultados do Projeto Apaixonados por Leitura desenvolvolvido na Escola Municipal Professora Maria Luíza de Aquino, no Munícipio de Alagoa Nova, PB. O hábito da leitura na escola promove um ambiente inclusivo e acolhedor, proporcionando ferramentas essenciais para o desenvolvimento acadêmico, pessoal e social das crianças, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade O projeto Apaixonados por Leitura busca desenvolver o hábito da leitura diária, promovendo o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos, ampliando seu repertório cultural e incentivando o gosto pelo conhecimento. As atividades incluíram a organização de espaços de leitura na sala de aula, leituras diárias individuais e coletivas, criação de cadernos de registro, rodas de leitura e a composição de uma música tema. O referencial teórico-metodológico adota a abordagem de Paulo freire sobre educação inclusiva e de qualidade e as concepções de leitura de Ângela Kleiman. A avaliação contínua demonstrou um aumento do interesse dos alunos pela leitura, com mais de 200 leituras realizadas. A interação em rodas de leitura e o uso de diários evidenciaram progressos no engajamento, na compreensão literária e no desenvolvimento integral dos estudantes. O trabalho contribui para os ODS 4 (educação de qualidade) e 10 (redução das desigualdades), destacando-se como uma iniciativa transformadora ao promover equidade educacional e acesso universal à literatura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID859_TB195_30102025201039.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉLIDA VILLANE FERREIRA ALVES" "autor_nome_curto" => "ÉLIDA" "autor_email" => "elidavillane198@outlook.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }