O ENSINO EXPERIENCIAL NA FORMAÇÃO: O ROLEPLAY COMO METODOLOGIA ATIVA NA GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
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Enquanto o ensino experiencial enfatiza a vivência como eixo central da formação, as metodologias ativas oferecem estratégias que viabilizam essa experiência de forma dinâmica e participativa, promovendo a experimentação, a reflexão e a aplicação do conhecimento em contextos reais. Este estudo, desenvolvido no âmbito do Projeto de Iniciação à Docência (PID) do curso de Psicologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), é uma pesquisa qualitativa exploratória que busca compreender a experiência e o feedback dos alunos em uma disciplina obrigatória voltada ao aprendizado dos processos clínicos e psicoterapêuticos. A análise temática foi conduzida a partir dos diários experienciais elaborados pelos estudantes ao longo da disciplina, permitindo a sistematização dos dados de maneira indutiva e reflexiva. Os resultados evidenciaram cinco eixos temáticos: a conexão com o desenvolvimento do caso; o engajamento; o grupo de trabalho como vínculo de referência; a prática presencial como potencializadora da experiência; e o processo de “tornar-se” terapeuta. Os achados ressaltam a relevância da articulação entre teoria e prática na formação acadêmica e indicam que o uso de metodologias ativas contribui significativamente para a aprendizagem, tornando-a mais acessível e intuitiva. Por fim, ao interligar ensino e pesquisa na graduação, essa prática configura-se como uma pesquisa-ação, reafirmando seu papel essencial na formação universitária." 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