Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO MUNICÍPIO DE TERESINA-PI: DA REALIDADE ÀS POSSIBILIDADES

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar as necessidades formativas manifestadas na atividade docente de professores alfabetizadores nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em escolas públicas de Teresina/PI. Bandeira (2014, 2021) contribui ao propor que as necessidades formativas podem ser compreendidas não apenas como carências, mas como possibilidades de crescimento. A abordagem metodológica adotada foi qualitativa (Richardson, 1999; Minayo, 2009), com produção de dados por meio de questionários e diários docentes, analisados com base na técnica de análise de conteúdo. A pesquisa foi desenvolvida com professoras da rede municipal, atuantes nos anos iniciais. Os resultados revelaram que as necessidades formativas se expressam em diferentes dimensões: domínio de metodologias ativas, estratégias de inclusão, apoio psicopedagógico, articulação entre escola, família e comunidade, além de formação continuada significativa. Dialogando com Núñez e Ramalho (2002), compreende-se que tais necessidades emergem de lacunas entre o que se espera da prática docente e o que de fato ocorre. O uso do diário docente, fundamentado em Zabalza (2004) e Estrela et al. (1999), contribuiu para o processo reflexivo e o reconhecimento das necessidades formativas a partir da própria experiência docente. Assim, os achados apontam para a urgência de repensar os processos formativos, contribuindo para o desenvolvimento profissional dos alfabetizadores.

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