A LITERATURA COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE GEOGRAFIA URBANA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DE "QUARTO DE DESPEJO", DE CAROLINA MARIA DE JESUS.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127470 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5956 "inscrito_id" => 13527 "titulo" => "A LITERATURA COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE GEOGRAFIA URBANA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DE "QUARTO DE DESPEJO", DE CAROLINA MARIA DE JESUS." "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar a experiência interdisciplinar que utilizou a obra “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, de Carolina Maria de Jesus, como recurso pedagógico no Ensino de Geografia Urbana para estudantes do ensino médio de uma escola pública profissionalizante de tempo integral em Caridade, no interior do Ceará. A proposta foi tratar a obra não apenas como um documento social, mas também como uma ferramenta para compreender as vivências dos indivíduos e a construção de suas experiências no mundo. Ao representar a realidade de forma subjetiva e abrangente, a literatura oferece uma perspectiva distinta da abordagem técnica, sendo, neste caso, um relato das emoções e experiências da autora. Essa abordagem possibilita o estudo de temas como o direito à cidade, a segregação socioespacial, as condições precárias de moradia, saneamento e a fome enfrentada por populações periféricas, acentuadas por questões étnico-raciais e de gênero. Como parte do processo, foi proposto um seminário temático ao final do ano letivo, no qual os alunos apresentaram a obra, analisando-a à luz dos conteúdos estudados em Geografia, com uma abordagem crítica e científica. A leitura da obra contribuiu para o aprendizado acadêmico e o desenvolvimento pessoal dos estudantes, despertando maior empatia e ampliando a consciência social. Ao conhecerem a história de uma escritora fundamental, os alunos refletiram sobre as desigualdades presentes no espaço urbano brasileiro. Os relatos dos estudantes revelam o impacto emocional de entender as disparidades, a fome, o racismo e a marginalização vividos nas favelas, levando-os a refletir sobre a dura realidade de muitos brasileiros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13527_TB5956_10112025142939.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MOISES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MOISES" "autor_email" => "prof.moises.de.oliveira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127470 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5956 "inscrito_id" => 13527 "titulo" => "A LITERATURA COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE GEOGRAFIA URBANA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DE "QUARTO DE DESPEJO", DE CAROLINA MARIA DE JESUS." "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar a experiência interdisciplinar que utilizou a obra “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, de Carolina Maria de Jesus, como recurso pedagógico no Ensino de Geografia Urbana para estudantes do ensino médio de uma escola pública profissionalizante de tempo integral em Caridade, no interior do Ceará. A proposta foi tratar a obra não apenas como um documento social, mas também como uma ferramenta para compreender as vivências dos indivíduos e a construção de suas experiências no mundo. Ao representar a realidade de forma subjetiva e abrangente, a literatura oferece uma perspectiva distinta da abordagem técnica, sendo, neste caso, um relato das emoções e experiências da autora. Essa abordagem possibilita o estudo de temas como o direito à cidade, a segregação socioespacial, as condições precárias de moradia, saneamento e a fome enfrentada por populações periféricas, acentuadas por questões étnico-raciais e de gênero. Como parte do processo, foi proposto um seminário temático ao final do ano letivo, no qual os alunos apresentaram a obra, analisando-a à luz dos conteúdos estudados em Geografia, com uma abordagem crítica e científica. A leitura da obra contribuiu para o aprendizado acadêmico e o desenvolvimento pessoal dos estudantes, despertando maior empatia e ampliando a consciência social. Ao conhecerem a história de uma escritora fundamental, os alunos refletiram sobre as desigualdades presentes no espaço urbano brasileiro. Os relatos dos estudantes revelam o impacto emocional de entender as disparidades, a fome, o racismo e a marginalização vividos nas favelas, levando-os a refletir sobre a dura realidade de muitos brasileiros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13527_TB5956_10112025142939.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MOISES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MOISES" "autor_email" => "prof.moises.de.oliveira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }