Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GESTÃO EFETIVA E AFETIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS FRENTE À AUSÊNCIA DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NOS CMEIS DE JACOBINA-BA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128764
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9257
    "inscrito_id" => 20259
    "titulo" => "GESTÃO EFETIVA E AFETIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS FRENTE À AUSÊNCIA DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NOS CMEIS DE JACOBINA-BA"
    "resumo" => "Esse estudo busca investiga aos desafios que os gestores dos Centros Municipais de Educação Infantil enfrentam diante da ausência dos coordenadores pedagógicos nas instituições de Educação Infantil e quais estratégias utilizam para vencer esses desafios. Embasada em uma metodologia de abordagem qualitativa, por meio da pesquisa-ação, e utilizamos como instrumento o grupo de discussão. Esta pesquisa foi realizada no contexto do município de Jacobina-Ba, tendo como colaboradoras dez gestoras municipais. Com o objetivo geral de conhecer os desafios enfrentados pelos gestores e como lidam frente a ausência do coordenador pedagógico no âmbito dos Centros Municipais de Educação Infantil. Utilizamos como autores de referência como André (2012) Barbier (2007), Alarcão (2001) Dionne (2007), Domingues (2014), Freire (1982/2001/2011), Miranda (2021), Placo e Almeida (2015), (2001), Silva (2014), Yin (2016), entre outros, trazendo um norte para entender os termos estruturantes da pesquisa. Os resultados do estudo apontam que a união do grupo, a construção de uma rotina de prioridades, fortalece e contribui para vencer os desafios, diante da falta de uma equipe completa para cobrir os professores nas atividades complementares e na transposição da formação que deve ser coletiva. Apontando também que a ausência do coordenador pedagógico provoca uma sobrecarga de trabalho, a fragmentação da formação e consequentemente a qualidade do trabalho pedagógico, diante também do tempo destinado que se torna insuficiente. Ainda na perspectiva da formação continuada, pontuam em consenso no grupo de discussão, a importância da formação continuada a necessidade de um maior tempo formativo, para lidar com a articulação dos conhecimentos e saberes pedagógicos necessários à sua prática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20259_TB9257_21102025200915.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIVANE DA SILVA AMORIM"
    "autor_nome_curto" => "LUCIVANE"
    "autor_email" => "cpluamorim13@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128764
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9257
    "inscrito_id" => 20259
    "titulo" => "GESTÃO EFETIVA E AFETIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS FRENTE À AUSÊNCIA DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NOS CMEIS DE JACOBINA-BA"
    "resumo" => "Esse estudo busca investiga aos desafios que os gestores dos Centros Municipais de Educação Infantil enfrentam diante da ausência dos coordenadores pedagógicos nas instituições de Educação Infantil e quais estratégias utilizam para vencer esses desafios. Embasada em uma metodologia de abordagem qualitativa, por meio da pesquisa-ação, e utilizamos como instrumento o grupo de discussão. Esta pesquisa foi realizada no contexto do município de Jacobina-Ba, tendo como colaboradoras dez gestoras municipais. Com o objetivo geral de conhecer os desafios enfrentados pelos gestores e como lidam frente a ausência do coordenador pedagógico no âmbito dos Centros Municipais de Educação Infantil. Utilizamos como autores de referência como André (2012) Barbier (2007), Alarcão (2001) Dionne (2007), Domingues (2014), Freire (1982/2001/2011), Miranda (2021), Placo e Almeida (2015), (2001), Silva (2014), Yin (2016), entre outros, trazendo um norte para entender os termos estruturantes da pesquisa. Os resultados do estudo apontam que a união do grupo, a construção de uma rotina de prioridades, fortalece e contribui para vencer os desafios, diante da falta de uma equipe completa para cobrir os professores nas atividades complementares e na transposição da formação que deve ser coletiva. Apontando também que a ausência do coordenador pedagógico provoca uma sobrecarga de trabalho, a fragmentação da formação e consequentemente a qualidade do trabalho pedagógico, diante também do tempo destinado que se torna insuficiente. Ainda na perspectiva da formação continuada, pontuam em consenso no grupo de discussão, a importância da formação continuada a necessidade de um maior tempo formativo, para lidar com a articulação dos conhecimentos e saberes pedagógicos necessários à sua prática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20259_TB9257_21102025200915.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIVANE DA SILVA AMORIM"
    "autor_nome_curto" => "LUCIVANE"
    "autor_email" => "cpluamorim13@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esse estudo busca investiga aos desafios que os gestores dos Centros Municipais de Educação Infantil enfrentam diante da ausência dos coordenadores pedagógicos nas instituições de Educação Infantil e quais estratégias utilizam para vencer esses desafios. Embasada em uma metodologia de abordagem qualitativa, por meio da pesquisa-ação, e utilizamos como instrumento o grupo de discussão. Esta pesquisa foi realizada no contexto do município de Jacobina-Ba, tendo como colaboradoras dez gestoras municipais. Com o objetivo geral de conhecer os desafios enfrentados pelos gestores e como lidam frente a ausência do coordenador pedagógico no âmbito dos Centros Municipais de Educação Infantil. Utilizamos como autores de referência como André (2012) Barbier (2007), Alarcão (2001) Dionne (2007), Domingues (2014), Freire (1982/2001/2011), Miranda (2021), Placo e Almeida (2015), (2001), Silva (2014), Yin (2016), entre outros, trazendo um norte para entender os termos estruturantes da pesquisa. Os resultados do estudo apontam que a união do grupo, a construção de uma rotina de prioridades, fortalece e contribui para vencer os desafios, diante da falta de uma equipe completa para cobrir os professores nas atividades complementares e na transposição da formação que deve ser coletiva. Apontando também que a ausência do coordenador pedagógico provoca uma sobrecarga de trabalho, a fragmentação da formação e consequentemente a qualidade do trabalho pedagógico, diante também do tempo destinado que se torna insuficiente. Ainda na perspectiva da formação continuada, pontuam em consenso no grupo de discussão, a importância da formação continuada a necessidade de um maior tempo formativo, para lidar com a articulação dos conhecimentos e saberes pedagógicos necessários à sua prática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.