O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DE TEXTOS MULTIMODAIS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127867 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6800 "inscrito_id" => 12292 "titulo" => "O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DE TEXTOS MULTIMODAIS" "resumo" => "A presente pesquisa tem como objetivo analisar a presença das histórias em quadrinhos no livro didático de Língua Portuguesa anos finais do Ensino Fundamental, no 6º ano. Nesse sentido, considerando as dificuldades na compreensão das interações entre diferentes formas de linguagem, como a verbal, visual e sonora. O estudo visa, ainda, examinar os impactos dessas interações no processo de formação do sujeito leitor, investigando de que maneira os elementos multimodais contribuem para o desenvolvimento da competência interpretativa dos estudantes. O mesmo originou-se a partir das discussões promovidas no componente Organização do Trabalho na Escola e o Currículo (OTEC) no período em andamento de 2025.1, na Universidade Estadual da Paraíba, especialmente no que se refere à organização da prática pedagógica nas aulas de Língua Portuguesa conforme preconiza a BNCC. Assim sendo, para a realização do estudo, optou-se pela pesquisa bibliográfica ,fundamentada no arcabouço teórico nas estratégias de leitura propostas por Solé (1998) e nas diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contribuições teóricas sobre textos multimodais de Ribeiro (2020), Edgard Guimarães (2001), dentre outros autores que contribuíram com a temática abordada. Nos resultados do estudo, conclui-se que as histórias em quadrinhos presentes no livro didático exigem uma abordagem que considere os elementos multimodais, essenciais para o desenvolvimento da competência interpretativa dos leitores, além das estratégias metodológicas empregadas pelos professores para trabalhar tal perspectiva em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12292_TB6800_30102025200149.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL MOREIRA MARQUES SILVA" "autor_nome_curto" => "RAQUEL" "autor_email" => "raquelmarquueess@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127867 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6800 "inscrito_id" => 12292 "titulo" => "O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DE TEXTOS MULTIMODAIS" "resumo" => "A presente pesquisa tem como objetivo analisar a presença das histórias em quadrinhos no livro didático de Língua Portuguesa anos finais do Ensino Fundamental, no 6º ano. Nesse sentido, considerando as dificuldades na compreensão das interações entre diferentes formas de linguagem, como a verbal, visual e sonora. O estudo visa, ainda, examinar os impactos dessas interações no processo de formação do sujeito leitor, investigando de que maneira os elementos multimodais contribuem para o desenvolvimento da competência interpretativa dos estudantes. O mesmo originou-se a partir das discussões promovidas no componente Organização do Trabalho na Escola e o Currículo (OTEC) no período em andamento de 2025.1, na Universidade Estadual da Paraíba, especialmente no que se refere à organização da prática pedagógica nas aulas de Língua Portuguesa conforme preconiza a BNCC. Assim sendo, para a realização do estudo, optou-se pela pesquisa bibliográfica ,fundamentada no arcabouço teórico nas estratégias de leitura propostas por Solé (1998) e nas diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contribuições teóricas sobre textos multimodais de Ribeiro (2020), Edgard Guimarães (2001), dentre outros autores que contribuíram com a temática abordada. Nos resultados do estudo, conclui-se que as histórias em quadrinhos presentes no livro didático exigem uma abordagem que considere os elementos multimodais, essenciais para o desenvolvimento da competência interpretativa dos leitores, além das estratégias metodológicas empregadas pelos professores para trabalhar tal perspectiva em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12292_TB6800_30102025200149.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL MOREIRA MARQUES SILVA" "autor_nome_curto" => "RAQUEL" "autor_email" => "raquelmarquueess@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }