A INFLUÊNCIA DAS ILUSTRAÇÕES NA LITERATURA INFANTIL: O IMPACTO VISUAL NO PROCESSO DE COMPREENSÃO E ENGAJAMENTO COM AS HISTÓRIAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124790 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8 "inscrito_id" => 809 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DAS ILUSTRAÇÕES NA LITERATURA INFANTIL: O IMPACTO VISUAL NO PROCESSO DE COMPREENSÃO E ENGAJAMENTO COM AS HISTÓRIAS" "resumo" => "O estudo aborda o papel fundamental da literatura infantil no desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança, destacando a necessidade das ilustrações nos livros infantis. As ilustrações não são apenas complementos estéticos do texto, mas elementos essenciais que dialogam com o que está escrito, trazendo maior significado a história, facilitando no processo de compreensão e auxiliando no processo de ensino aprendizagem da criança. O presente artigo, por meio de uma investigação bibliográfica, busca explorar e compreender como as ilustrações presentes nos livros infantis afetam a compreensão e o engajamento das crianças com as histórias, considerando tanto os aspectos cognitivos e afetivos dessa interação, quanto seu impacto no desenvolvimento de competências sociais e emocionais. Esta pesquisa de cunho qualitativo está fundamentadas na leitura, análise, discussão e interpretação dos textos concernentes à temática, além de apresentar um aporte teórico fundamentado nos pensamentos de autores como: Cecília Meireles (1984), Nelly Coelho (200), Teresa Colomer (2007), entre outros, que apresentam uma proposta descritiva sobre a temática principal do presente trabalho. Concluindo-se, portanto, que a literatura infantil, ao unir texto e ilustração, é uma ferramenta poderosa no desenvolvimento das crianças, e é fundamental que os educadores reconheçam o valor pedagógico das ilustrações. Ao trabalharem com livros que respeitam as necessidades cognitivas e emocionais dos alunos, os professores podem criar um ambiente de aprendizagem mais inclusivo, estimulante e significativo, promovendo uma leitura literária mais multimodal, integrada e rica, que favoreça não apenas a alfabetização, mas também o desenvolvimento social e emocional das crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID809_TB8_21102025164828.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISELY DO AMARAL SILVA" "autor_nome_curto" => "GISELY" "autor_email" => "giselyamaral2011@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124790 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8 "inscrito_id" => 809 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DAS ILUSTRAÇÕES NA LITERATURA INFANTIL: O IMPACTO VISUAL NO PROCESSO DE COMPREENSÃO E ENGAJAMENTO COM AS HISTÓRIAS" "resumo" => "O estudo aborda o papel fundamental da literatura infantil no desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança, destacando a necessidade das ilustrações nos livros infantis. As ilustrações não são apenas complementos estéticos do texto, mas elementos essenciais que dialogam com o que está escrito, trazendo maior significado a história, facilitando no processo de compreensão e auxiliando no processo de ensino aprendizagem da criança. O presente artigo, por meio de uma investigação bibliográfica, busca explorar e compreender como as ilustrações presentes nos livros infantis afetam a compreensão e o engajamento das crianças com as histórias, considerando tanto os aspectos cognitivos e afetivos dessa interação, quanto seu impacto no desenvolvimento de competências sociais e emocionais. Esta pesquisa de cunho qualitativo está fundamentadas na leitura, análise, discussão e interpretação dos textos concernentes à temática, além de apresentar um aporte teórico fundamentado nos pensamentos de autores como: Cecília Meireles (1984), Nelly Coelho (200), Teresa Colomer (2007), entre outros, que apresentam uma proposta descritiva sobre a temática principal do presente trabalho. Concluindo-se, portanto, que a literatura infantil, ao unir texto e ilustração, é uma ferramenta poderosa no desenvolvimento das crianças, e é fundamental que os educadores reconheçam o valor pedagógico das ilustrações. Ao trabalharem com livros que respeitam as necessidades cognitivas e emocionais dos alunos, os professores podem criar um ambiente de aprendizagem mais inclusivo, estimulante e significativo, promovendo uma leitura literária mais multimodal, integrada e rica, que favoreça não apenas a alfabetização, mas também o desenvolvimento social e emocional das crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID809_TB8_21102025164828.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISELY DO AMARAL SILVA" "autor_nome_curto" => "GISELY" "autor_email" => "giselyamaral2011@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }