Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TUTORIA INTELIGENTE COM IA GENERATIVA NO ENSINO DE DESENHO TÉCNICO: PROPOSTA METODOLÓGICA E DESAFIOS INICIAIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128446
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8456
    "inscrito_id" => 18532
    "titulo" => "TUTORIA INTELIGENTE COM IA GENERATIVA NO ENSINO DE DESENHO TÉCNICO: PROPOSTA METODOLÓGICA E DESAFIOS INICIAIS"
    "resumo" => "Este artigo apresenta uma proposta metodológica para a integração de tutoria inteligente baseada em Inteligência Artificial (IA) generativa no ensino de Desenho Técnico 2. A proposta surge diante dos desafios recorrentes no processo de ensino-aprendizagem dessa disciplina, que exige dos estudantes o domínio de normas técnicas, interpretação de representações gráficas, abstração espacial e uso de softwares especializados. A tutoria inteligente com IA generativa tem potencial para oferecer suporte personalizado, feedback imediato e orientação contínua, contribuindo para a superação de dificuldades comuns entre os alunos. A metodologia proposta prevê a utilização de modelos de IA generativa, como ChatGPT, para atuar como agente de apoio complementar ao professor, capaz de responder dúvidas sobre normas de desenho, comandos de softwares, conceitos de cotagem, escalas, projeções e perspectiva. Além disso, contempla a construção de trilhas de aprendizagem adaptativas, orientando o estudante de acordo com suas dificuldades e necessidades específicas. O modelo enfatiza a importância de garantir a curadoria dos conteúdos, a validação pedagógica das respostas e o monitoramento constante por parte do docente, assegurando a qualidade e a confiabilidade das interações com a IA. Também são discutidos desafios éticos e operacionais, como privacidade de dados, confiabilidade das respostas, dependência tecnológica e redefinição dos papéis no processo educativo. Este trabalho representa um primeiro passo na estruturação de estratégias pedagógicas baseadas em IA para disciplinas com forte componente gráfico e prático. A aplicação da metodologia desenvolvida está prevista para as turmas da disciplina de Desenho Técnico 2 da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Bagé, no primeiro semestre de 2026, visando validar seu potencial, seus benefícios e seus desafios no contexto do ensino superior."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18532_TB8456_30102025120252.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXANDRO GULARTE SCHAFER"
    "autor_nome_curto" => "ALEXANDRO SCHAF"
    "autor_email" => "alexandro.schafer@unipampa.edu.br"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128446
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8456
    "inscrito_id" => 18532
    "titulo" => "TUTORIA INTELIGENTE COM IA GENERATIVA NO ENSINO DE DESENHO TÉCNICO: PROPOSTA METODOLÓGICA E DESAFIOS INICIAIS"
    "resumo" => "Este artigo apresenta uma proposta metodológica para a integração de tutoria inteligente baseada em Inteligência Artificial (IA) generativa no ensino de Desenho Técnico 2. A proposta surge diante dos desafios recorrentes no processo de ensino-aprendizagem dessa disciplina, que exige dos estudantes o domínio de normas técnicas, interpretação de representações gráficas, abstração espacial e uso de softwares especializados. A tutoria inteligente com IA generativa tem potencial para oferecer suporte personalizado, feedback imediato e orientação contínua, contribuindo para a superação de dificuldades comuns entre os alunos. A metodologia proposta prevê a utilização de modelos de IA generativa, como ChatGPT, para atuar como agente de apoio complementar ao professor, capaz de responder dúvidas sobre normas de desenho, comandos de softwares, conceitos de cotagem, escalas, projeções e perspectiva. Além disso, contempla a construção de trilhas de aprendizagem adaptativas, orientando o estudante de acordo com suas dificuldades e necessidades específicas. O modelo enfatiza a importância de garantir a curadoria dos conteúdos, a validação pedagógica das respostas e o monitoramento constante por parte do docente, assegurando a qualidade e a confiabilidade das interações com a IA. Também são discutidos desafios éticos e operacionais, como privacidade de dados, confiabilidade das respostas, dependência tecnológica e redefinição dos papéis no processo educativo. Este trabalho representa um primeiro passo na estruturação de estratégias pedagógicas baseadas em IA para disciplinas com forte componente gráfico e prático. A aplicação da metodologia desenvolvida está prevista para as turmas da disciplina de Desenho Técnico 2 da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Bagé, no primeiro semestre de 2026, visando validar seu potencial, seus benefícios e seus desafios no contexto do ensino superior."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18532_TB8456_30102025120252.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXANDRO GULARTE SCHAFER"
    "autor_nome_curto" => "ALEXANDRO SCHAF"
    "autor_email" => "alexandro.schafer@unipampa.edu.br"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta metodológica para a integração de tutoria inteligente baseada em Inteligência Artificial (IA) generativa no ensino de Desenho Técnico 2. A proposta surge diante dos desafios recorrentes no processo de ensino-aprendizagem dessa disciplina, que exige dos estudantes o domínio de normas técnicas, interpretação de representações gráficas, abstração espacial e uso de softwares especializados. A tutoria inteligente com IA generativa tem potencial para oferecer suporte personalizado, feedback imediato e orientação contínua, contribuindo para a superação de dificuldades comuns entre os alunos. A metodologia proposta prevê a utilização de modelos de IA generativa, como ChatGPT, para atuar como agente de apoio complementar ao professor, capaz de responder dúvidas sobre normas de desenho, comandos de softwares, conceitos de cotagem, escalas, projeções e perspectiva. Além disso, contempla a construção de trilhas de aprendizagem adaptativas, orientando o estudante de acordo com suas dificuldades e necessidades específicas. O modelo enfatiza a importância de garantir a curadoria dos conteúdos, a validação pedagógica das respostas e o monitoramento constante por parte do docente, assegurando a qualidade e a confiabilidade das interações com a IA. Também são discutidos desafios éticos e operacionais, como privacidade de dados, confiabilidade das respostas, dependência tecnológica e redefinição dos papéis no processo educativo. Este trabalho representa um primeiro passo na estruturação de estratégias pedagógicas baseadas em IA para disciplinas com forte componente gráfico e prático. A aplicação da metodologia desenvolvida está prevista para as turmas da disciplina de Desenho Técnico 2 da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Bagé, no primeiro semestre de 2026, visando validar seu potencial, seus benefícios e seus desafios no contexto do ensino superior.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.