Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E O PARADIGMA DA DÁDIVA: DIÁLOGOS PARA UMA FORMAÇÃO DOCENTE MELHOR

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Ultimamente, no campo educacional, a teoria da dádiva nos esclarece uma (re)significação de como pensamos prática docente. Em outros termos, percebemos que nossa forma de atuar na atividade docente submerge as crenças, os ritos e os valores assumidos pelos pedagogos no exercício de se auto constituírem como educadores. Nessa direção, amiúde, escutarmos testemunhos de profissionais da educação que, apesar de estarem buscando uma formação profissional como educadores, o exercício do magistério; ou que ambicionam, de maneira supérflua, a conclusão da do ensino superior para atuar em órgãos públicos em diversas áreas da educação. Esse tipo de posicionamento, assaz preocupante, nos faz enveredar por um exercício de reflexão fundada na teoria do paradigma da dádiva. A escolha dessa linha teórica configura-se como uma trilha pautada no privilégio a fim de mover uma compreensão mais ampla acerca do campo educacional e dos dilemas que atravessam o exercício da docência na contemporaneidade.

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