OPORTUNIDADES E DESAFIOS PARA FORMAÇÃO DE LEITORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127804 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6674 "inscrito_id" => 11878 "titulo" => "OPORTUNIDADES E DESAFIOS PARA FORMAÇÃO DE LEITORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O trabalho investiga como está sendo a formação de leitores na Educação Infantil na rede pública no município, com foco na leitura de obras literárias, especialmente nos CMEIs. Quanto mais cedo a criança criar hábitos de leitura literária, mais desenvolvido e diversificado será seu repertório de leitura. Com esse trabalho, espera-se que seja possível sensibilizar os pais e/ou responsáveis e professores sobre o quanto a leitura ainda precisa ser investida e necessária no dia a dia das famílias e em específico para as crianças das turmas da pré escola. O estudo destaca a relevância da literatura infantil, considerando que o desinteresse das crianças por livros, em favor das novas tecnologias, pode levar a dificuldades futuras de interpretação de textos e compreensão crítica da sociedade. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com observações diretas das turmas da pré-escola, além de utilizar projetos de leitura, como a Hora do Conto e a sacola literária. O estudo busca compreender como a leitura literária é trabalhada nas turmas, as percepções das famílias e professoras sobre a prática, e a importância de criar um ambiente propício à leitura, conforme defendido por autores como Cosson (2010). O objetivo é incentivar a escola e as famílias a promoverem mais práticas de leitura, desenvolvendo o gosto pela leitura desde a infância." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11878_TB6674_29102025200909.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILVANIA FILGUEIRAS" "autor_nome_curto" => "GILVANIA" "autor_email" => "gilvaniafilgueiras@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127804 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6674 "inscrito_id" => 11878 "titulo" => "OPORTUNIDADES E DESAFIOS PARA FORMAÇÃO DE LEITORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O trabalho investiga como está sendo a formação de leitores na Educação Infantil na rede pública no município, com foco na leitura de obras literárias, especialmente nos CMEIs. Quanto mais cedo a criança criar hábitos de leitura literária, mais desenvolvido e diversificado será seu repertório de leitura. Com esse trabalho, espera-se que seja possível sensibilizar os pais e/ou responsáveis e professores sobre o quanto a leitura ainda precisa ser investida e necessária no dia a dia das famílias e em específico para as crianças das turmas da pré escola. O estudo destaca a relevância da literatura infantil, considerando que o desinteresse das crianças por livros, em favor das novas tecnologias, pode levar a dificuldades futuras de interpretação de textos e compreensão crítica da sociedade. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com observações diretas das turmas da pré-escola, além de utilizar projetos de leitura, como a Hora do Conto e a sacola literária. O estudo busca compreender como a leitura literária é trabalhada nas turmas, as percepções das famílias e professoras sobre a prática, e a importância de criar um ambiente propício à leitura, conforme defendido por autores como Cosson (2010). O objetivo é incentivar a escola e as famílias a promoverem mais práticas de leitura, desenvolvendo o gosto pela leitura desde a infância." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11878_TB6674_29102025200909.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILVANIA FILGUEIRAS" "autor_nome_curto" => "GILVANIA" "autor_email" => "gilvaniafilgueiras@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }