Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA ESCOLA DAS ADOLESCÊNCIAS E SUAS IMPLICAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE ARAPIRACA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O Programa Escola das Adolescências, criado pelo governo federal, surge como uma proposta inovadora para a educação pública, especificamente para os anos finais do ensino fundamental – público a que se destina – considerando as especificidades do desenvolvimento adolescente no processo de ensino-aprendizagem. Este artigo analisa sua implementação na rede pública de ensino de Arapiraca, investigando suas implicações teórico-metodológicas e os desafios enfrentados por professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com análise documental e entrevistas, buscando compreender como o programa influencia práticas pedagógicas, participação estudantil e redefinição de proposta e grade curricular. Os resultados indicam que a implementação do programa contribui para um ambiente escolar mais dinâmico, inclusivo e acolhedor, promovendo o protagonismo juvenil, fortalecendo o vínculo entre escola e comunidade e a identidade territorial. No entanto, desafios como resistência à mudança metodológica, escassez de recursos e necessidade de formação continuada para os docentes ainda se apresentam como obstáculos à consolidação do programa. A adaptação curricular e a incorporação de metodologias ativas aparecem como aspectos centrais para o sucesso do programa, demandando um olhar atento para a diversidade e subjetividade, peculiar dos adolescentes. Conclui-se que a efetivação do Programa Escola das Adolescências depende do diálogo entre escolas e secretaria de educação, de modo a otimizar a condução do programa, bem como o fortalecimento do diálogo entre os diferentes atores educacionais, envolvidos na consolidação do programa e a diversidade de contextos em que os adolescentes estão inseridos. O estudo contribui para reflexões sobre a importância de estratégias pedagógicas que reconheçam as especificidades da adolescência e promovam uma educação mais contextualizada e significativa.

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