DEIXE SEU LIKE: DIVULGANDO A COLEÇÃO ZOOLÓGICA DA UFPA-IECOS NO INSTAGRAM
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126480 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3590 "inscrito_id" => 10207 "titulo" => "DEIXE SEU LIKE: DIVULGANDO A COLEÇÃO ZOOLÓGICA DA UFPA-IECOS NO INSTAGRAM" "resumo" => "A utilização de redes sociais para difusão das atividades didático-científicas de coleções biológicas é uma estratégia envolvente e atual, que permite um rápido e eficiente método para difusão/divulgação do conhecimento científico inerente às atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas nestes espaços. Por meio das redes sociais, descobertas e avanços científicos deixam de ficar restritos a especialistas e passam a ser compreendidos pela sociedade em geral, auxiliando e fortalecendo a relação universidade, escola e comunidade. Assim, o presente estudo foi desenvolvido objetivando promover a divulgação científica, para a comunidade acadêmica e população local e regional, das atividades da coleção zoológica do Instituto de Estudos Costeiros da Universidade Federal do Pará, utilizando a rede social Instagram por meio do perfil @labzoo.iecos. Para isso, mensalmente, foram produzidos folders, reels/vídeos e publicações convencionais divulgando atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na coleção zoológica. Para analisar a eficiência das publicações, avaliamos as curtidas, comentários, compartilhamentos, salvamentos e visualização geral do perfil. Como resultados, atualmente o perfil da coleção conta com 837 seguidores, e como recursos audiovisuais temos a produção de 10 folders sobre conhecimentos didático-científicos, 5 álbuns de registros de visitações, 6 álbuns de registros de exposições e 9 reels/vídeos registrando visitações e exposições, sendo este último o modelo de conteúdo mais visualizado, com média de 2,5 mil visualizações. Desse modo, com base neste estudo, podemos chegar à conclusão de que a divulgação científica por meio das redes sociais é uma estratégia eficiente e prática para levar o conhecimento científico ao público em geral, despertando o interesse pela ciência, biodiversidade regional e local, além da importância da conservação das espécies. Além disso, ressaltamos a importância de investimentos em práticas de comunicação atuais que aproximem a ciência e a comunidade em geral, por meio da produção e divulgação de conteúdos acessíveis." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 22 - Divulgação e Popularização Pública da Ciência" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10207_TB3590_30102025162523.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA MARQUES AMORIM" "autor_nome_curto" => "Eduarda Amorim" "autor_email" => "me383975@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126480 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3590 "inscrito_id" => 10207 "titulo" => "DEIXE SEU LIKE: DIVULGANDO A COLEÇÃO ZOOLÓGICA DA UFPA-IECOS NO INSTAGRAM" "resumo" => "A utilização de redes sociais para difusão das atividades didático-científicas de coleções biológicas é uma estratégia envolvente e atual, que permite um rápido e eficiente método para difusão/divulgação do conhecimento científico inerente às atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas nestes espaços. Por meio das redes sociais, descobertas e avanços científicos deixam de ficar restritos a especialistas e passam a ser compreendidos pela sociedade em geral, auxiliando e fortalecendo a relação universidade, escola e comunidade. Assim, o presente estudo foi desenvolvido objetivando promover a divulgação científica, para a comunidade acadêmica e população local e regional, das atividades da coleção zoológica do Instituto de Estudos Costeiros da Universidade Federal do Pará, utilizando a rede social Instagram por meio do perfil @labzoo.iecos. Para isso, mensalmente, foram produzidos folders, reels/vídeos e publicações convencionais divulgando atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na coleção zoológica. Para analisar a eficiência das publicações, avaliamos as curtidas, comentários, compartilhamentos, salvamentos e visualização geral do perfil. Como resultados, atualmente o perfil da coleção conta com 837 seguidores, e como recursos audiovisuais temos a produção de 10 folders sobre conhecimentos didático-científicos, 5 álbuns de registros de visitações, 6 álbuns de registros de exposições e 9 reels/vídeos registrando visitações e exposições, sendo este último o modelo de conteúdo mais visualizado, com média de 2,5 mil visualizações. Desse modo, com base neste estudo, podemos chegar à conclusão de que a divulgação científica por meio das redes sociais é uma estratégia eficiente e prática para levar o conhecimento científico ao público em geral, despertando o interesse pela ciência, biodiversidade regional e local, além da importância da conservação das espécies. Além disso, ressaltamos a importância de investimentos em práticas de comunicação atuais que aproximem a ciência e a comunidade em geral, por meio da produção e divulgação de conteúdos acessíveis." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 22 - Divulgação e Popularização Pública da Ciência" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10207_TB3590_30102025162523.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA MARQUES AMORIM" "autor_nome_curto" => "Eduarda Amorim" "autor_email" => "me383975@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }