Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGOS DIGITAIS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM SOBRE MOBILIDADE URBANA NA PERSPECTIVA DE CIDADES INTELIGENTES

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O contínuo crescimento populacional e o uso mais intensificado das tecnologias têm despertado a necessidade de investimentos em soluções e práticas cada vez mais sustentáveis. Nessa perspectiva, os conceitos de cidades inteligentes (smart cities) vem ganhando visibilidade, dentre elas, as dimensões ligadas à mobilidade urbana. Dessa forma, o presente projeto pretende desenvolver um jogo de tabuleiro educativo com a finalidade de compartilhar informações sobre as smart cities e suas dimensões, principalmente a dimensão de mobilidade urbana. Nesse sentido, o projeto irá se utilizar de métodos quantitativos e qualitativos e foi dividido em 2 etapas, a primeira parte foi o levantamento de dados tomando como referências os indicadores do relatório IESE Cities In Motion, que serviu de base para realização de um formulário com os estudantes do IFAL Campus Benedito Bentes, no qual 64 pessoas responderam. Dentre essas pessoas, 46,9% não sabem o que é uma cidade inteligente enquanto a segunda etapa foi o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro educativo baseado nas informações obtidas através do Formulário e também do relatório IESE Cities in Motion. O protótipo do jogo feito na plataforma Genially e pode ser acessado através desta URL: https://view.genially.com/67c7861d8cd68f99e3227c4b/interactive-content-smart-cities. A partir da produção deste jogo espera-se disponibilizar, disseminar e incentivar novas ações de mobilidade urbana associadas às cidades inteligentes com o objetivo de colaborar e estimular novos estudos e ações sustentáveis na área.

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