ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL: APRENDIZAGENS EM UMA TURMA DO 9º ANO NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125804 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2099 "inscrito_id" => 5486 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL: APRENDIZAGENS EM UMA TURMA DO 9º ANO NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA" "resumo" => "O objetivo deste estudo foi o de refletir e analisar sobre a experiência desenvolvida durante a participação na última etapa do Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais, do Instituto de Ciências Exatas e Naturais, da Universidade Federal do Pará, desenvolvido em quatro turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, anos finais, na Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA) em Belém-PA, para observação, pesquisa e planejamento no campo de atuação docente. Teoricamente, tomou-se como referências autores que discutem sobre formação docente, Ensino de Ciências e os estágios supervisionados. Como instrumentos de coletas de dados para esta pesquisa, com aspectos qualitativos, foram desenvolvidas análises e reflexões por meio dos estudos teóricos do eixo temático sobre o Ensino de Ciências e de observações nas turmas para a realização das atividades de estágio. Notou-se que, a partir dessa inserção efetiva no ambiente de trabalho, os graduandos podem, com mais clareza, compreender como usar os ensinamentos das atividades de estágios ao seu favor, observando o contexto de trabalho, analisando as necessidades do público-alvo e escolhendo a melhor forma de atuação em cada realidade, buscando assim, uma educação efetiva. Dessa experiência, foi possível afirmar a relevância dos estágios para a formação inicial docente, tendo em vista que as vivências, no campo de atuação, que proporcionaram o contato direto com a realidade de uma sala de aula para o efetivo exercício da profissão, subsidiando reflexões sobre o que rege as práticas no Ensino de Ciências, contribuindo e consolidando o desenvolvimento das identidades docentes dos professores em formação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID5486_TB2099_03112025164451.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEANE PINHEIRO ALVES" "autor_nome_curto" => "JEANE" "autor_email" => "jeanealves2317@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125804 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2099 "inscrito_id" => 5486 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL: APRENDIZAGENS EM UMA TURMA DO 9º ANO NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA" "resumo" => "O objetivo deste estudo foi o de refletir e analisar sobre a experiência desenvolvida durante a participação na última etapa do Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais, do Instituto de Ciências Exatas e Naturais, da Universidade Federal do Pará, desenvolvido em quatro turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, anos finais, na Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA) em Belém-PA, para observação, pesquisa e planejamento no campo de atuação docente. Teoricamente, tomou-se como referências autores que discutem sobre formação docente, Ensino de Ciências e os estágios supervisionados. Como instrumentos de coletas de dados para esta pesquisa, com aspectos qualitativos, foram desenvolvidas análises e reflexões por meio dos estudos teóricos do eixo temático sobre o Ensino de Ciências e de observações nas turmas para a realização das atividades de estágio. Notou-se que, a partir dessa inserção efetiva no ambiente de trabalho, os graduandos podem, com mais clareza, compreender como usar os ensinamentos das atividades de estágios ao seu favor, observando o contexto de trabalho, analisando as necessidades do público-alvo e escolhendo a melhor forma de atuação em cada realidade, buscando assim, uma educação efetiva. Dessa experiência, foi possível afirmar a relevância dos estágios para a formação inicial docente, tendo em vista que as vivências, no campo de atuação, que proporcionaram o contato direto com a realidade de uma sala de aula para o efetivo exercício da profissão, subsidiando reflexões sobre o que rege as práticas no Ensino de Ciências, contribuindo e consolidando o desenvolvimento das identidades docentes dos professores em formação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID5486_TB2099_03112025164451.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEANE PINHEIRO ALVES" "autor_nome_curto" => "JEANE" "autor_email" => "jeanealves2317@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }