DINÂMICA POPULACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO E SUAS CARACTERÍSTICAS SOCIODEMOGRÁFICAS NO RIO GRANDE DO NORTE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128551 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8714 "inscrito_id" => 18579 "titulo" => "DINÂMICA POPULACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO E SUAS CARACTERÍSTICAS SOCIODEMOGRÁFICAS NO RIO GRANDE DO NORTE" "resumo" => "A educação é um fator primordial para uma sociedade, pois ela desempenha um papel central no desenvolvimento humano, social, econômico e cultural de uma nação. Ela capacita as pessoas com conhecimentos, habilidades e valores essenciais para que possam participar ativamente da vida social, econômica e política. Além disso, a educação promove a igualdade de oportunidades, ajudando a reduzir desigualdades sociais e garantindo que a população tenha acesso a melhores condições de vida. Diante do exposto, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a dinâmica populacional referente a alfabetização, no estado do Rio Grande do Norte (RN), a partir do Censo Demográfico 2022 com base no quantitativo da população e suas características em relação a idade, gênero e identidade racial (cor e raça). Foram utilizados dados do censo demográfico de 2022, agregados por município, afim de analisarmos as taxas de alfabetização do RN para o ano censitário de 2022. A metodologia aplicada para a realização da pesquisa foi a estatística descritiva e através dela foram elaborado gráficos e tabelas. Como resultado foi observado que índices de alfabetização superiores a 90%, entre os grupos etários de 15 a 34 anos, apontam para avanços contínuos nas políticas públicas voltadas para à educação. Contudo, para os últimos grupos etários da população, a pesquisa mostrou baixa taxa de alfabetização que é possivelmente um reflexo das limitações históricas de acesso à educação nas décadas passadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18579_TB8714_25102025231338.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARAH MARA SILVA LEÔNCIO" "autor_nome_curto" => "SARAH LEÔNCIO" "autor_email" => "sarahleoncio@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128551 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8714 "inscrito_id" => 18579 "titulo" => "DINÂMICA POPULACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO E SUAS CARACTERÍSTICAS SOCIODEMOGRÁFICAS NO RIO GRANDE DO NORTE" "resumo" => "A educação é um fator primordial para uma sociedade, pois ela desempenha um papel central no desenvolvimento humano, social, econômico e cultural de uma nação. Ela capacita as pessoas com conhecimentos, habilidades e valores essenciais para que possam participar ativamente da vida social, econômica e política. Além disso, a educação promove a igualdade de oportunidades, ajudando a reduzir desigualdades sociais e garantindo que a população tenha acesso a melhores condições de vida. Diante do exposto, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a dinâmica populacional referente a alfabetização, no estado do Rio Grande do Norte (RN), a partir do Censo Demográfico 2022 com base no quantitativo da população e suas características em relação a idade, gênero e identidade racial (cor e raça). Foram utilizados dados do censo demográfico de 2022, agregados por município, afim de analisarmos as taxas de alfabetização do RN para o ano censitário de 2022. A metodologia aplicada para a realização da pesquisa foi a estatística descritiva e através dela foram elaborado gráficos e tabelas. Como resultado foi observado que índices de alfabetização superiores a 90%, entre os grupos etários de 15 a 34 anos, apontam para avanços contínuos nas políticas públicas voltadas para à educação. Contudo, para os últimos grupos etários da população, a pesquisa mostrou baixa taxa de alfabetização que é possivelmente um reflexo das limitações históricas de acesso à educação nas décadas passadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18579_TB8714_25102025231338.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARAH MARA SILVA LEÔNCIO" "autor_nome_curto" => "SARAH LEÔNCIO" "autor_email" => "sarahleoncio@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }