A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NUMA PERSPECTIVA DECOLONIAL: REFLEXÕES SOBRE AS QUESTÕES AMBIENTAIS.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127160 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5291 "inscrito_id" => 12914 "titulo" => "A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NUMA PERSPECTIVA DECOLONIAL: REFLEXÕES SOBRE AS QUESTÕES AMBIENTAIS." "resumo" => "Este artigo aborda uma pesquisa que parte da formação de professores de Ciências do municipio de Palmares-PE, sob uma perspectiva decolonial, destacando a importância da reflexão crítica sobre as questões ambientais no contexto educacional. A pesquisa buscou analisar como a representação social dos professores sobre o meio ambiente influencia suas práticas pedagógicas. Através dos referenciais teóricos de Reigota, loureiro, Melo, G. N., Mendes, J. M., Azevedo, Medina, Althusser, L., Boff, e Carvalho, é possível perceber que a abordagem ambiental dos docentes tende a ser reducionista, muitas vezes limitada a datas comemorativas ou a um entendimento superficial das questões ambientais. No entanto, ao incorporar um contexto decolonial, com os autores Dussel, Freire, Quijano, Boaventura Santos, Walsh e Catherine, observa-se que é possível ampliar a compreensão sobre o meio ambiente, desconstruindo visões hegemônicas e promovendo uma educação crítica e transformadora. Os resultados da pesquisa indicam que, embora haja uma sensibilização e consciência ambiental, a formação de professores ainda carece de uma abordagem mais crítica e profunda, capaz de superar a visão técnica e pontual do meio ambiente. Portanto, é necessário que a formação docente promova uma perspectiva decolonial que desafie as narrativas dominantes e favoreça uma educação que reconheça as interconexões entre sociedade, natureza e saberes locais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12914_TB5291_26102025223818.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE FÉLIX DA SILVA SOUTO" "autor_nome_curto" => "CRISTIANE" "autor_email" => "cristianefelixfelix@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127160 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5291 "inscrito_id" => 12914 "titulo" => "A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NUMA PERSPECTIVA DECOLONIAL: REFLEXÕES SOBRE AS QUESTÕES AMBIENTAIS." "resumo" => "Este artigo aborda uma pesquisa que parte da formação de professores de Ciências do municipio de Palmares-PE, sob uma perspectiva decolonial, destacando a importância da reflexão crítica sobre as questões ambientais no contexto educacional. A pesquisa buscou analisar como a representação social dos professores sobre o meio ambiente influencia suas práticas pedagógicas. Através dos referenciais teóricos de Reigota, loureiro, Melo, G. N., Mendes, J. M., Azevedo, Medina, Althusser, L., Boff, e Carvalho, é possível perceber que a abordagem ambiental dos docentes tende a ser reducionista, muitas vezes limitada a datas comemorativas ou a um entendimento superficial das questões ambientais. No entanto, ao incorporar um contexto decolonial, com os autores Dussel, Freire, Quijano, Boaventura Santos, Walsh e Catherine, observa-se que é possível ampliar a compreensão sobre o meio ambiente, desconstruindo visões hegemônicas e promovendo uma educação crítica e transformadora. Os resultados da pesquisa indicam que, embora haja uma sensibilização e consciência ambiental, a formação de professores ainda carece de uma abordagem mais crítica e profunda, capaz de superar a visão técnica e pontual do meio ambiente. Portanto, é necessário que a formação docente promova uma perspectiva decolonial que desafie as narrativas dominantes e favoreça uma educação que reconheça as interconexões entre sociedade, natureza e saberes locais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12914_TB5291_26102025223818.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE FÉLIX DA SILVA SOUTO" "autor_nome_curto" => "CRISTIANE" "autor_email" => "cristianefelixfelix@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }