Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALFABETIZAÇÃO EM FOCO: UM ESTUDO SOBRE RECOMPOSIÇÃO NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo analisa o desempenho escolar de uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental anos iniciais de uma escola pública da zona sul de Natal/RN, composta por 28 alunos entre 9 e 10 anos, no contexto pós-pandemia da COVID-19. O período de isolamento social, marcado por aulas remotas, expôs e aprofundou desigualdades sociais, especialmente no acesso ao ensino. Os estudantes dispunham apenas de um celular familiar para acompanhar as atividades, o que resultou em sérias dificuldades de aprendizagem, principalmente em leitura e escrita. Para enfrentar essa realidade, pós pandemia a escola adotou algumas ações estratégicas: inicialmente, promoveu uma busca ativa para resgatar os alunos ausentes. Posteriormente, realizou um diagnóstico das aprendizagens, identificando perdas equivalentes a dois anos escolares, associadas à baixa motivação, desatenção e desinteresse. Constatou-se que 15 alunos não tiveram qualquer acesso às atividades remotas e por não ter tido nenhum acesso, apresentavam ausência completa das habilidades de leitura e escrita. Diante desse cenário, foi implementada uma proposta de recomposição curricular, baseada no pensamento de (FERREIRO, 1999), (ANTUNES, 2021) entre outros. Assim sendo, dividimos a turma em dois grupos — alfabetizados e não alfabetizados — para intervenções pedagógicas específicas. Essa estratégia resultou em avanços significativos na aprendizagem, demonstrando a eficácia do trabalho focado na recomposição. O objetivo deste estudo é analisar o processo de implementação dessa recomposição curricular no 4º ano do Ensino Fundamental anos iniciais, buscando assegurar a alfabetização e o letramento dos alunos afetados pelas lacunas educacionais deixadas pelo período pandêmico. O sucesso obtido reforça a importância de ações planejadas e personalizadas no enfrentamento das consequências da crise sanitária na educação básica.

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