AVANÇOS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS BRASILEIRAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127013 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4965 "inscrito_id" => 13244 "titulo" => "AVANÇOS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS BRASILEIRAS" "resumo" => "Nas últimas décadas, as problemáticas ambientais ganharam centralidade nos debates sociais, em virtude de mudanças climáticas, escassez de recursos naturais e o aumento de desastres em geral. Nesse cenário, a educação ambiental consolidou-se como uma ferramenta importante para a transformação social, ao estimular valores e comportamentos sustentáveis, sobretudo na Educação Básica. No Brasil, a incorporação da temática ambiental nas escolas ocorreu de forma gradual, sendo fortemente impulsionada pela criação da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), em 1999, que reconheceu a educação ambiental como um componente permanente e transversal no processo educativo. Assim, este artigo tem como objetivo analisar o percurso histórico da educação ambiental nas escolas brasileiras, destacando seus principais marcos legais, avanços e desafios enfrentados na prática pedagógica. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, fundamentada em autores da área e documentos oficiais, como a própria PNEA regulamentada em 2012, buscando compreender a trajetória e os sentidos atribuídos à educação ambiental ao longo do tempo. Os resultados demonstram que, embora haja uma base legal consolidada e experiências inovadoras em algumas instituições de ensino do país, persistem obstáculos significativos, como a falta de formação docente específica, a fragmentação curricular e a pouca articulação entre teoria e prática. Tais aspectos dificultam a efetiva implementação da educação ambiental de forma crítica e transformadora. Considerou-se que, para além da presença nos documentos oficiais, é necessário que os professores contem com uma formação inicial e continuada adequada, e que a educação ambiental seja trabalhada de forma integrada aos componentes curriculares e seja problemarizadas no espaço de vivência do alunos, de maneira que seja pensada do local ao global. Dessa forma, a educação ambiental poderá cumprir seu papel na formação de sujeitos comprometidos com a sustentabilidade, a justiça social e a preservação da vida em todas as suas formas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13244_TB4965_18102025095646.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIAN ARMINDO DA SILVA BRINCO" "autor_nome_curto" => "LUCIAN" "autor_email" => "lucianbrinco@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127013 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4965 "inscrito_id" => 13244 "titulo" => "AVANÇOS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS BRASILEIRAS" "resumo" => "Nas últimas décadas, as problemáticas ambientais ganharam centralidade nos debates sociais, em virtude de mudanças climáticas, escassez de recursos naturais e o aumento de desastres em geral. Nesse cenário, a educação ambiental consolidou-se como uma ferramenta importante para a transformação social, ao estimular valores e comportamentos sustentáveis, sobretudo na Educação Básica. No Brasil, a incorporação da temática ambiental nas escolas ocorreu de forma gradual, sendo fortemente impulsionada pela criação da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), em 1999, que reconheceu a educação ambiental como um componente permanente e transversal no processo educativo. Assim, este artigo tem como objetivo analisar o percurso histórico da educação ambiental nas escolas brasileiras, destacando seus principais marcos legais, avanços e desafios enfrentados na prática pedagógica. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, fundamentada em autores da área e documentos oficiais, como a própria PNEA regulamentada em 2012, buscando compreender a trajetória e os sentidos atribuídos à educação ambiental ao longo do tempo. Os resultados demonstram que, embora haja uma base legal consolidada e experiências inovadoras em algumas instituições de ensino do país, persistem obstáculos significativos, como a falta de formação docente específica, a fragmentação curricular e a pouca articulação entre teoria e prática. Tais aspectos dificultam a efetiva implementação da educação ambiental de forma crítica e transformadora. Considerou-se que, para além da presença nos documentos oficiais, é necessário que os professores contem com uma formação inicial e continuada adequada, e que a educação ambiental seja trabalhada de forma integrada aos componentes curriculares e seja problemarizadas no espaço de vivência do alunos, de maneira que seja pensada do local ao global. Dessa forma, a educação ambiental poderá cumprir seu papel na formação de sujeitos comprometidos com a sustentabilidade, a justiça social e a preservação da vida em todas as suas formas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13244_TB4965_18102025095646.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIAN ARMINDO DA SILVA BRINCO" "autor_nome_curto" => "LUCIAN" "autor_email" => "lucianbrinco@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }