Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA NO BRASIL: UMA ANÁLISE HISTÓRICA E CONTEMPORÂNEA.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo trata-se de uma revisão bibliográfica realizada durante o estágio supervisionado II, que teve por objetivo explorar as metodologias empregadas no ensino de matemática ao longo dos anos no Brasil, criando uma discussão sobre as necessidades que envolvem o uso de novas metodologias de ensino e os prós e contras de sua adoção no âmbito escolar. Por meio dos estudos de autores como Diesel, Baldez e Martins (2017) e Tatto e Scapim (2004), observa-se que os alunos estão cada vez mais imersos no mundo tecnológico, o que torna necessário recorrer às metodologias ativas. No entanto, Silveira e Caldeira (2012), apontam desafios na aplicação dessas metodologias, exemplificando as razões de sua desvalorização. Com base nas revisões bibliográficas, aborda-se a evolução histórica, os benefícios das metodologias ativas, as críticas ao ensino tradicional e os desafios enfrentados por professores, alunos e no contexto escolar ao tentarem implementar novas metodologias. Dessa forma, ao longo de todo o debate apresentado, notou-se a necessidade de investimento na formação docente, bem como de um ambiente acolhedor para os estudantes. O estudo também revelou que, ao longo da história da educação matemática no Brasil, o ensino tradicional predominou por um longo período. Hoje, é necessário adotar metodologias ativas que atendam às demandas contemporâneas. Espera-se que, com todo o panorama traçado da história das metodologias de ensino de matemática no Brasil, seja possível refletir sobre como a educação pode ser transformada por meio dessas metodologias, ao mesmo tempo em que se identificam os obstáculos a serem superados, visando contribuir para a discussão de práticas pedagógicas que atendam às demandas educacionais contemporâneas e preparem os alunos para os desafios do século XXI.

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