DO TEXTO AO SENTIDO: OS CLÁSSICOS COMO INSTRUMENTO DE HUMANIZAÇÃO E LETRAMENTO LITERÁRIO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128290 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8055 "inscrito_id" => 17628 "titulo" => "DO TEXTO AO SENTIDO: OS CLÁSSICOS COMO INSTRUMENTO DE HUMANIZAÇÃO E LETRAMENTO LITERÁRIO" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância da leitura de obras clássicas no processo de promoção do letramento literário e da formação humana dos estudantes da escola pública. Parte-se do pressuposto de que os clássicos não são apenas textos antigos, mas obras que resistem ao tempo por tratarem de questões universais da condição humana, sendo, por isso, capazes de dialogar com os dilemas contemporâneos e contribuir significativamente para a construção do pensamento crítico e da sensibilidade estética dos leitores. O estudo se ancora teoricamente nas contribuições de Antonio Candido (2004), ao defender a literatura como direito humano e instrumento de humanização; de Rildo Cosson (2006), que propõe a inserção sistemática da literatura por meio de sequências didáticas voltadas ao letramento literário; e de Italo Calvino (1993), ao destacar o valor dos clássicos como obras que sempre têm algo novo a dizer. A pesquisa, de abordagem qualitativa, analisa práticas de leitura literária desenvolvidas em turmas do Ensino Médio, em especial com a obra Macbeth, de William Shakespeare, utilizada como ponto de partida para discutir temas como ambição, gênero e poder. Os resultados apontam que, quando trabalhados com intencionalidade formativa, os clássicos despertam o interesse dos alunos, ampliam sua visão de mundo e promovem experiências significativas de leitura, rompendo com o ensino fragmentado e funcionalista da língua." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17628_TB8055_16102025144239.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TALITA LIMA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Talita" "autor_email" => "talita.silva@prof.ce.gov.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128290 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8055 "inscrito_id" => 17628 "titulo" => "DO TEXTO AO SENTIDO: OS CLÁSSICOS COMO INSTRUMENTO DE HUMANIZAÇÃO E LETRAMENTO LITERÁRIO" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância da leitura de obras clássicas no processo de promoção do letramento literário e da formação humana dos estudantes da escola pública. Parte-se do pressuposto de que os clássicos não são apenas textos antigos, mas obras que resistem ao tempo por tratarem de questões universais da condição humana, sendo, por isso, capazes de dialogar com os dilemas contemporâneos e contribuir significativamente para a construção do pensamento crítico e da sensibilidade estética dos leitores. O estudo se ancora teoricamente nas contribuições de Antonio Candido (2004), ao defender a literatura como direito humano e instrumento de humanização; de Rildo Cosson (2006), que propõe a inserção sistemática da literatura por meio de sequências didáticas voltadas ao letramento literário; e de Italo Calvino (1993), ao destacar o valor dos clássicos como obras que sempre têm algo novo a dizer. A pesquisa, de abordagem qualitativa, analisa práticas de leitura literária desenvolvidas em turmas do Ensino Médio, em especial com a obra Macbeth, de William Shakespeare, utilizada como ponto de partida para discutir temas como ambição, gênero e poder. Os resultados apontam que, quando trabalhados com intencionalidade formativa, os clássicos despertam o interesse dos alunos, ampliam sua visão de mundo e promovem experiências significativas de leitura, rompendo com o ensino fragmentado e funcionalista da língua." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17628_TB8055_16102025144239.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TALITA LIMA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Talita" "autor_email" => "talita.silva@prof.ce.gov.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }