SOU DIFERENTE, E DAÍ? A ESCOLA COMO ESPAÇO DE ACOLHIMENTO NO COMBATE AOS PRECONCEITOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127977 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7139 "inscrito_id" => 14454 "titulo" => "SOU DIFERENTE, E DAÍ? A ESCOLA COMO ESPAÇO DE ACOLHIMENTO NO COMBATE AOS PRECONCEITOS" "resumo" => "Este trabalho propõe uma reflexão sobre o papel da escola como espaço de acolhimento e promoção da diversidade, com foco no enfrentamento dos preconceitos e na valorização das diferenças culturais, étnicas, religiosas, de gênero, orientação sexual e outras dimensões da identidade. De natureza qualitativa, a pesquisa foi realizada com professores, coordenadores pedagógicos e estudantes do Ensino Médio em uma escola pública da Paraíba, utilizando entrevistas semiestruturadas, grupos focais, observações participantes e análise documental. A análise de conteúdo revelou categorias como o acolhimento como princípio pedagógico, a percepção dos estudantes sobre vivências de preconceito e as ações institucionais em prol da inclusão. Os dados evidenciam que, embora existam iniciativas pontuais de escuta ativa e mediação de conflitos, ainda há lacunas na formação docente e na implementação de políticas educacionais sistemáticas para tratar da diversidade. A partir dos referenciais teóricos de Candau (2012) e Lopes e Macedo (2011), destaca-se a necessidade de uma educação intercultural e antidiscriminatória, que vá além da aceitação passiva das diferenças, promovendo a construção de uma cultura escolar ética, democrática e empática. Conclui-se que o enfrentamento do preconceito na escola deve ser transversal ao currículo, ao projeto político-pedagógico e às práticas pedagógicas. A valorização da diversidade não apenas fortalece os vínculos sociais e o bem-estar dos alunos, mas contribui para a formação de sujeitos críticos e comprometidos com a justiça social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14454_TB7139_29102025224725.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ CARLOS COSTA XAVIER" "autor_nome_curto" => "Zeca" "autor_email" => "josecarlos.x.profissional@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127977 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7139 "inscrito_id" => 14454 "titulo" => "SOU DIFERENTE, E DAÍ? A ESCOLA COMO ESPAÇO DE ACOLHIMENTO NO COMBATE AOS PRECONCEITOS" "resumo" => "Este trabalho propõe uma reflexão sobre o papel da escola como espaço de acolhimento e promoção da diversidade, com foco no enfrentamento dos preconceitos e na valorização das diferenças culturais, étnicas, religiosas, de gênero, orientação sexual e outras dimensões da identidade. De natureza qualitativa, a pesquisa foi realizada com professores, coordenadores pedagógicos e estudantes do Ensino Médio em uma escola pública da Paraíba, utilizando entrevistas semiestruturadas, grupos focais, observações participantes e análise documental. A análise de conteúdo revelou categorias como o acolhimento como princípio pedagógico, a percepção dos estudantes sobre vivências de preconceito e as ações institucionais em prol da inclusão. Os dados evidenciam que, embora existam iniciativas pontuais de escuta ativa e mediação de conflitos, ainda há lacunas na formação docente e na implementação de políticas educacionais sistemáticas para tratar da diversidade. A partir dos referenciais teóricos de Candau (2012) e Lopes e Macedo (2011), destaca-se a necessidade de uma educação intercultural e antidiscriminatória, que vá além da aceitação passiva das diferenças, promovendo a construção de uma cultura escolar ética, democrática e empática. Conclui-se que o enfrentamento do preconceito na escola deve ser transversal ao currículo, ao projeto político-pedagógico e às práticas pedagógicas. A valorização da diversidade não apenas fortalece os vínculos sociais e o bem-estar dos alunos, mas contribui para a formação de sujeitos críticos e comprometidos com a justiça social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14454_TB7139_29102025224725.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ CARLOS COSTA XAVIER" "autor_nome_curto" => "Zeca" "autor_email" => "josecarlos.x.profissional@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }