ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS EM GENÉTICA E SEUS IMPACTOS NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
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Este trabalho teve como objetivo avaliar a compreensão dos alunos do 3º ano A e B do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral Professor Crispim Coelho sobre temas básicos da Genética. A pesquisa foi realizada através de um questionário, contendo questões discursivas e uma de múltipla escolha. Os temas abordaram hereditariedade, reprodução, mutações genéticas, funcionamento celular e relações entre DNA e proteínas. Também foram incluídas perguntas sobre o perfil dos alunos, como idade, cor/raça e interesse por diferentes áreas da Biologia. A análise qualitativa das respostas indicou que a maioria dos estudantes possuem conhecimentos parciais ou imprecisos, com dificuldade em relacionar conceitos biológicos ao cotidiano. Apesar de alguns demonstrarem noções básicas sobre herança genética e funcionamento celular, persistem lacunas sobre temas como reprodução sexuada e assexuada, mutações genéticas e influência ambiental no fenótipo. 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