O PAPEL DO ESTÁGIO NA CONSTRUÇÃO DE PROFESSORES PARA A REALIDADE ESCOLAR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128140 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7640 "inscrito_id" => 16203 "titulo" => "O PAPEL DO ESTÁGIO NA CONSTRUÇÃO DE PROFESSORES PARA A REALIDADE ESCOLAR" "resumo" => "O presente trabalho demonstra os resultados da prática de Estágios I e II desenvolvidos como componente curricular do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará, campus Ananindeua, na modalidade EAD (Educação à distância), com o objetivo de demonstrar a importância dessas atividades para a formação de professores dos anos iniciais, através de experiências práticas em diferentes anos de escolaridades imersas na realidade da educação local, as práticas de estágio foram desenvolvidas em duas escolas da Região Metropolitana de Belém, no estado do Pará e foram descritas por meio de relatórios de estágio. A pesquisa fundamentou-se em autores como Pimenta e Lima (2010), Silva e Gaspar (2018), Rodrigues (2013) e Castro (2002) que demonstram a importância da vivência de estágio para a formação de professores. Através dos relatórios de experiência podemos observar de acordo com a vivência em sala de aula a importância em elaborar planos de aula interdisciplinares, produzindo atividades e materiais lúdicos. A proposta do curso é formar professores mais preparados para o campo das Ciências, Matemática e Linguagens nos anos iniciais. O estágio possibilitou a aplicação de materiais didáticos como as Cartas da diversidade e o Bingo das sílabas, oportunidade enriquecedora de saberes e aprendizados em sala de aula. Uma rica experiência de aprendizado para os discentes de graduação, possibilitando uma formação pautada na realidade da sala de aula e habilitando profissionais preparados para os desafios locais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16203_TB7640_30102025173151.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIGIA LICIA MAGALHÃES" "autor_nome_curto" => "LIGIA" "autor_email" => "ligialiciamc3.9@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128140 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7640 "inscrito_id" => 16203 "titulo" => "O PAPEL DO ESTÁGIO NA CONSTRUÇÃO DE PROFESSORES PARA A REALIDADE ESCOLAR" "resumo" => "O presente trabalho demonstra os resultados da prática de Estágios I e II desenvolvidos como componente curricular do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará, campus Ananindeua, na modalidade EAD (Educação à distância), com o objetivo de demonstrar a importância dessas atividades para a formação de professores dos anos iniciais, através de experiências práticas em diferentes anos de escolaridades imersas na realidade da educação local, as práticas de estágio foram desenvolvidas em duas escolas da Região Metropolitana de Belém, no estado do Pará e foram descritas por meio de relatórios de estágio. A pesquisa fundamentou-se em autores como Pimenta e Lima (2010), Silva e Gaspar (2018), Rodrigues (2013) e Castro (2002) que demonstram a importância da vivência de estágio para a formação de professores. Através dos relatórios de experiência podemos observar de acordo com a vivência em sala de aula a importância em elaborar planos de aula interdisciplinares, produzindo atividades e materiais lúdicos. A proposta do curso é formar professores mais preparados para o campo das Ciências, Matemática e Linguagens nos anos iniciais. O estágio possibilitou a aplicação de materiais didáticos como as Cartas da diversidade e o Bingo das sílabas, oportunidade enriquecedora de saberes e aprendizados em sala de aula. Uma rica experiência de aprendizado para os discentes de graduação, possibilitando uma formação pautada na realidade da sala de aula e habilitando profissionais preparados para os desafios locais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16203_TB7640_30102025173151.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIGIA LICIA MAGALHÃES" "autor_nome_curto" => "LIGIA" "autor_email" => "ligialiciamc3.9@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }