Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONSCIÊNCIA SOCIOLINGUÍSTICA E IDENTIDADE CULTURAL: O MUSEU COMO BIOMA FÍSICO E SOCIAL DE TRAVESSIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho discorre sobre a formação da consciência sociolinguística no ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio, explorando as interconexões entre identidade linguística, cultura e memória. Partindo do pressuposto de que o ensino de língua materna deve transcender a mera transmissão de normas gramaticais, defende-se uma abordagem crítica e reflexiva, valorizando a diversidade linguística e cultural. Assim, o estudo aqui apresentado utiliza três museus do Estado de Pernambuco - Museu Paço do Frevo, Museu Cais do Sertão e Museu do Homem do Nordeste - como biomas físicos e sociais de travessia no processo de ensino e aprendizagem de Português, integrando perspectivas artísticas, históricas e culturais ao ensino de língua. A metodologia adotada é qualitativa, com enfoque transdisciplinar, e os dados são analisados à luz de teóricos como Freire (1967), Labov (1972), Soares (2003), Bakhtin (1984), Bagno (1999), Moita Lopes (2006) e Geraldi (1984). Desse modo, busca-se apresentar como as vivências no museu podem contribuir para a reflexão dos estudantes sobre suas identidades linguísticas e culturais, promovendo um ensino mais significativo e contextualizado, apresentando resultados que evidenciam fenômenos sociolinguísticos que possibilitam a proposição de realização de aulas de língua portuguesa "in loco". O objetivo deste trabalho é, portanto, defender que experiências vivenciadas em museus enriquecem o ensino de língua materna, promovendo uma educação inclusiva e equitativa, alinhada aos princípios de uma educação libertadora e transformadora, conforme defendido por autores como Freire (1969), Kleiman (1995), Rojo (2012) e Tavares (2024). Ao integrar o museu como espaço de travessia no processo de ensino e aprendizagem, os resultados reforçam a importância da consciência sociolinguística e da valorização da identidade cultural na formação de cidadãos críticos e conscientes, problematizando as visitações sem objetivo específico voltado aos fenômenos linguísticos, vislumbrando a heterogeneidade linguística na dimensão cultural.

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