Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO E AS AVALIAÇÕES EXTERNAS: ESTRATÉGIAS DE ALINHAMENTO ENTRE AS HABILIDADES DO SAEB E AS COMPETÊNCIAS DO ENEM.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 02 - Didática e Currículo
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128103
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7525
    "inscrito_id" => 11406
    "titulo" => "PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO E AS AVALIAÇÕES EXTERNAS: ESTRATÉGIAS DE ALINHAMENTO ENTRE AS HABILIDADES DO SAEB E AS COMPETÊNCIAS DO ENEM."
    "resumo" => "Este projeto tem como foco compreender a importância do desenvolvimento das habilidades exigidas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) ao ensino da redação do ENEM, no ensino de Língua portuguesa para os alunos da terceira série do Ensino Médio da escola Ten. Cor. Candido José Mariano (CMPMV) em Manaus AM, com a intenção de promover um ensino evolutivo, prazeroso e eficaz. Visto que o processo ensino-aprendizagem é dinâmico e adaptável o que permiti que o docente utilize estratégias variadas e inovadoras. Como referencial teórico deste projeto foram utilizados os estudos Howard Gardner (1983) Philippe Perrenoud (1999) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). A metodologia utilizada será uma abordagem qualitativa intervencionista, conforme proposto por Perrenoud (1999) e respaldado pela BNCC 2017). O projeto busca aprimorar a qualidade da produção textual dos alunos ao integrá-los a um processo contínuo de aprendizagem, preparando os concomitantemente para a avaliação das habilidades aferidas pelo (SAEB) e para as competências examinadas na redação do ENEM, visto que ambas as avaliações serão realizadas no final do corrente ano, buscando como resultado o pensamento crítico e consequentemente a tomada decisões de forma responsável, pelos alunos. As atividades propostas incluem simulados, redações temáticas e análises de exemplos de textos, além de práticas de revisão."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11406_TB7525_30102025202958.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCIA DOS SANTOS CHAVES DE JESUS"
    "autor_nome_curto" => "MARCIA"
    "autor_email" => "marciachavesdejesus@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128103
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7525
    "inscrito_id" => 11406
    "titulo" => "PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO E AS AVALIAÇÕES EXTERNAS: ESTRATÉGIAS DE ALINHAMENTO ENTRE AS HABILIDADES DO SAEB E AS COMPETÊNCIAS DO ENEM."
    "resumo" => "Este projeto tem como foco compreender a importância do desenvolvimento das habilidades exigidas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) ao ensino da redação do ENEM, no ensino de Língua portuguesa para os alunos da terceira série do Ensino Médio da escola Ten. Cor. Candido José Mariano (CMPMV) em Manaus AM, com a intenção de promover um ensino evolutivo, prazeroso e eficaz. Visto que o processo ensino-aprendizagem é dinâmico e adaptável o que permiti que o docente utilize estratégias variadas e inovadoras. Como referencial teórico deste projeto foram utilizados os estudos Howard Gardner (1983) Philippe Perrenoud (1999) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). A metodologia utilizada será uma abordagem qualitativa intervencionista, conforme proposto por Perrenoud (1999) e respaldado pela BNCC 2017). O projeto busca aprimorar a qualidade da produção textual dos alunos ao integrá-los a um processo contínuo de aprendizagem, preparando os concomitantemente para a avaliação das habilidades aferidas pelo (SAEB) e para as competências examinadas na redação do ENEM, visto que ambas as avaliações serão realizadas no final do corrente ano, buscando como resultado o pensamento crítico e consequentemente a tomada decisões de forma responsável, pelos alunos. As atividades propostas incluem simulados, redações temáticas e análises de exemplos de textos, além de práticas de revisão."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11406_TB7525_30102025202958.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCIA DOS SANTOS CHAVES DE JESUS"
    "autor_nome_curto" => "MARCIA"
    "autor_email" => "marciachavesdejesus@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este projeto tem como foco compreender a importância do desenvolvimento das habilidades exigidas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) ao ensino da redação do ENEM, no ensino de Língua portuguesa para os alunos da terceira série do Ensino Médio da escola Ten. Cor. Candido José Mariano (CMPMV) em Manaus AM, com a intenção de promover um ensino evolutivo, prazeroso e eficaz. Visto que o processo ensino-aprendizagem é dinâmico e adaptável o que permiti que o docente utilize estratégias variadas e inovadoras. Como referencial teórico deste projeto foram utilizados os estudos Howard Gardner (1983) Philippe Perrenoud (1999) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). A metodologia utilizada será uma abordagem qualitativa intervencionista, conforme proposto por Perrenoud (1999) e respaldado pela BNCC 2017). O projeto busca aprimorar a qualidade da produção textual dos alunos ao integrá-los a um processo contínuo de aprendizagem, preparando os concomitantemente para a avaliação das habilidades aferidas pelo (SAEB) e para as competências examinadas na redação do ENEM, visto que ambas as avaliações serão realizadas no final do corrente ano, buscando como resultado o pensamento crítico e consequentemente a tomada decisões de forma responsável, pelos alunos. As atividades propostas incluem simulados, redações temáticas e análises de exemplos de textos, além de práticas de revisão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.