EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: EXPERIÊNCIAS DE EXTENSÃO PARA PEDAGOGOS EM FORMAÇÃO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127494 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6003 "inscrito_id" => 6054 "titulo" => "EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: EXPERIÊNCIAS DE EXTENSÃO PARA PEDAGOGOS EM FORMAÇÃO" "resumo" => "Tomamos como ponto de partida a universidade em seu tripé formativo, que materializa a formação de professores a partir do ensino, da pesquisa e da extensão, assumindo um compromisso social que ultrapassa os muros da academia e articula-se com a comunidade no processo de construção coletiva do conhecimento (Chauí, 2003). Este estudo tem como objetivo apresentar as ações desenvolvidas através do projeto de extensão “Educação e Tecnologias: prática pedagógica, interação e aprendizagem no mundo digital”, ofertado aos estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). O projeto tem como objetivo promover o uso responsável, ético e inteligente da tecnologia no contexto educacional, contribuindo significativamente para o processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho adota a abordagem de pesquisa-ação, com o foco na construção coletiva de saberes e na transformação da prática por meio da participação ativa dos indivíduos (Mattar; Ramos, 2021). Entre as ações desenvolvidas, destaca-se a produção e a gestão de conteúdo para as redes socais do respectivo curso, promovendo a divulgação científica, eventos, atividades formativas e interações com a comunidade. Ademais, o projeto oferece oficinas voltadas ao uso das plataformas institucionais da universidade, bem como plataformas abertas e recursos pedagógicos digitais. Além da produção de materiais pedagógicos que auxiliam a produção do conhecimento e desenvolvimento de habilidades essenciais para o trabalho a partir das tecnologias. Ao integrar ensino, extensão e tecnologia, o projeto contribui para a formação dos futuros pedagogos, preparando-os para lidar com os desafios contemporâneos da educação, por meio do ensino e da pesquisa, potencializando as discussões sobre a prática, no sentido de agir com vistas a sua transformação (Botomé 1996; Freire, 1969). Dessa forma, consolida-se um espaço formativo e colaborativo, que incentiva o protagonismo discente, o pensamento crítico e a materialização da prática dos conhecimentos em contextos reais de atuação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6054_TB6003_30102025224034.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELA LAIS KATUSKI DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARCELA KATUSKI" "autor_email" => "marcelakatuski26@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127494 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6003 "inscrito_id" => 6054 "titulo" => "EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: EXPERIÊNCIAS DE EXTENSÃO PARA PEDAGOGOS EM FORMAÇÃO" "resumo" => "Tomamos como ponto de partida a universidade em seu tripé formativo, que materializa a formação de professores a partir do ensino, da pesquisa e da extensão, assumindo um compromisso social que ultrapassa os muros da academia e articula-se com a comunidade no processo de construção coletiva do conhecimento (Chauí, 2003). Este estudo tem como objetivo apresentar as ações desenvolvidas através do projeto de extensão “Educação e Tecnologias: prática pedagógica, interação e aprendizagem no mundo digital”, ofertado aos estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). O projeto tem como objetivo promover o uso responsável, ético e inteligente da tecnologia no contexto educacional, contribuindo significativamente para o processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho adota a abordagem de pesquisa-ação, com o foco na construção coletiva de saberes e na transformação da prática por meio da participação ativa dos indivíduos (Mattar; Ramos, 2021). Entre as ações desenvolvidas, destaca-se a produção e a gestão de conteúdo para as redes socais do respectivo curso, promovendo a divulgação científica, eventos, atividades formativas e interações com a comunidade. Ademais, o projeto oferece oficinas voltadas ao uso das plataformas institucionais da universidade, bem como plataformas abertas e recursos pedagógicos digitais. Além da produção de materiais pedagógicos que auxiliam a produção do conhecimento e desenvolvimento de habilidades essenciais para o trabalho a partir das tecnologias. Ao integrar ensino, extensão e tecnologia, o projeto contribui para a formação dos futuros pedagogos, preparando-os para lidar com os desafios contemporâneos da educação, por meio do ensino e da pesquisa, potencializando as discussões sobre a prática, no sentido de agir com vistas a sua transformação (Botomé 1996; Freire, 1969). Dessa forma, consolida-se um espaço formativo e colaborativo, que incentiva o protagonismo discente, o pensamento crítico e a materialização da prática dos conhecimentos em contextos reais de atuação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6054_TB6003_30102025224034.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELA LAIS KATUSKI DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARCELA KATUSKI" "autor_email" => "marcelakatuski26@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }