Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: EXPERIÊNCIAS DE EXTENSÃO PARA PEDAGOGOS EM FORMAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127494
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6003
    "inscrito_id" => 6054
    "titulo" => "EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: EXPERIÊNCIAS DE EXTENSÃO PARA PEDAGOGOS EM FORMAÇÃO"
    "resumo" => "Tomamos como ponto de partida a universidade em seu tripé formativo, que materializa a formação de professores a partir do ensino, da pesquisa e da extensão, assumindo um compromisso social que ultrapassa os muros da academia e articula-se com a comunidade no processo de construção coletiva do conhecimento (Chauí, 2003). Este estudo tem como objetivo apresentar as ações desenvolvidas através do projeto de extensão “Educação e Tecnologias: prática pedagógica, interação e aprendizagem no mundo digital”, ofertado aos estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). O projeto tem como objetivo promover o uso responsável, ético e inteligente da tecnologia no contexto educacional, contribuindo significativamente para o processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho adota a abordagem de pesquisa-ação, com o foco na construção coletiva de saberes e na transformação da prática por meio da participação ativa dos indivíduos (Mattar; Ramos, 2021). Entre as ações desenvolvidas, destaca-se a produção e a gestão de conteúdo para as redes socais do respectivo curso, promovendo a divulgação científica, eventos, atividades formativas e interações com a comunidade. Ademais, o projeto oferece oficinas voltadas ao uso das plataformas institucionais da universidade, bem como plataformas abertas e recursos pedagógicos digitais. Além da produção de materiais pedagógicos que auxiliam a produção do conhecimento e desenvolvimento de habilidades essenciais para o trabalho a partir das tecnologias. Ao integrar ensino, extensão e tecnologia, o projeto contribui para a formação dos futuros pedagogos, preparando-os para lidar com os desafios contemporâneos da educação, por meio do ensino e da pesquisa, potencializando as discussões sobre a prática, no sentido de agir com vistas a sua transformação (Botomé 1996; Freire, 1969). Dessa forma, consolida-se um espaço formativo e colaborativo, que incentiva o protagonismo discente, o pensamento crítico e a materialização da prática dos conhecimentos em contextos reais de atuação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6054_TB6003_30102025224034.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELA LAIS KATUSKI DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MARCELA KATUSKI"
    "autor_email" => "marcelakatuski26@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127494
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6003
    "inscrito_id" => 6054
    "titulo" => "EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: EXPERIÊNCIAS DE EXTENSÃO PARA PEDAGOGOS EM FORMAÇÃO"
    "resumo" => "Tomamos como ponto de partida a universidade em seu tripé formativo, que materializa a formação de professores a partir do ensino, da pesquisa e da extensão, assumindo um compromisso social que ultrapassa os muros da academia e articula-se com a comunidade no processo de construção coletiva do conhecimento (Chauí, 2003). Este estudo tem como objetivo apresentar as ações desenvolvidas através do projeto de extensão “Educação e Tecnologias: prática pedagógica, interação e aprendizagem no mundo digital”, ofertado aos estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). O projeto tem como objetivo promover o uso responsável, ético e inteligente da tecnologia no contexto educacional, contribuindo significativamente para o processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho adota a abordagem de pesquisa-ação, com o foco na construção coletiva de saberes e na transformação da prática por meio da participação ativa dos indivíduos (Mattar; Ramos, 2021). Entre as ações desenvolvidas, destaca-se a produção e a gestão de conteúdo para as redes socais do respectivo curso, promovendo a divulgação científica, eventos, atividades formativas e interações com a comunidade. Ademais, o projeto oferece oficinas voltadas ao uso das plataformas institucionais da universidade, bem como plataformas abertas e recursos pedagógicos digitais. Além da produção de materiais pedagógicos que auxiliam a produção do conhecimento e desenvolvimento de habilidades essenciais para o trabalho a partir das tecnologias. Ao integrar ensino, extensão e tecnologia, o projeto contribui para a formação dos futuros pedagogos, preparando-os para lidar com os desafios contemporâneos da educação, por meio do ensino e da pesquisa, potencializando as discussões sobre a prática, no sentido de agir com vistas a sua transformação (Botomé 1996; Freire, 1969). Dessa forma, consolida-se um espaço formativo e colaborativo, que incentiva o protagonismo discente, o pensamento crítico e a materialização da prática dos conhecimentos em contextos reais de atuação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6054_TB6003_30102025224034.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELA LAIS KATUSKI DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MARCELA KATUSKI"
    "autor_email" => "marcelakatuski26@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Tomamos como ponto de partida a universidade em seu tripé formativo, que materializa a formação de professores a partir do ensino, da pesquisa e da extensão, assumindo um compromisso social que ultrapassa os muros da academia e articula-se com a comunidade no processo de construção coletiva do conhecimento (Chauí, 2003). Este estudo tem como objetivo apresentar as ações desenvolvidas através do projeto de extensão “Educação e Tecnologias: prática pedagógica, interação e aprendizagem no mundo digital”, ofertado aos estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). O projeto tem como objetivo promover o uso responsável, ético e inteligente da tecnologia no contexto educacional, contribuindo significativamente para o processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho adota a abordagem de pesquisa-ação, com o foco na construção coletiva de saberes e na transformação da prática por meio da participação ativa dos indivíduos (Mattar; Ramos, 2021). Entre as ações desenvolvidas, destaca-se a produção e a gestão de conteúdo para as redes socais do respectivo curso, promovendo a divulgação científica, eventos, atividades formativas e interações com a comunidade. Ademais, o projeto oferece oficinas voltadas ao uso das plataformas institucionais da universidade, bem como plataformas abertas e recursos pedagógicos digitais. Além da produção de materiais pedagógicos que auxiliam a produção do conhecimento e desenvolvimento de habilidades essenciais para o trabalho a partir das tecnologias. Ao integrar ensino, extensão e tecnologia, o projeto contribui para a formação dos futuros pedagogos, preparando-os para lidar com os desafios contemporâneos da educação, por meio do ensino e da pesquisa, potencializando as discussões sobre a prática, no sentido de agir com vistas a sua transformação (Botomé 1996; Freire, 1969). Dessa forma, consolida-se um espaço formativo e colaborativo, que incentiva o protagonismo discente, o pensamento crítico e a materialização da prática dos conhecimentos em contextos reais de atuação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.