O DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DA OPERAÇÃO DE ADIÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS E ALGUMAS POSSIBILIDADES DE SUA UTILIZAÇÃO PARA O ENSINO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125516 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1542 "inscrito_id" => 3373 "titulo" => "O DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DA OPERAÇÃO DE ADIÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS E ALGUMAS POSSIBILIDADES DE SUA UTILIZAÇÃO PARA O ENSINO" "resumo" => "O presente trabalho pretende trazer uma evolução histórica dos processos de resolução da operação de adição de números naturais, buscando salientar o contexto social, econômico e cultural que os algoritmos utilizados ao longo dos tempos surgiram, e na maioria dos casos para resolver problemáticas daquela sociedade, sendo este um elemento que potencialmente trará significado para o aluno, e consequentemente poderá ser utilizado em sala de aula como uma metodologia catalisadora do ensino/aprendizagem. A primeira parte trata-se de uma revisão bibliográfica apoiada nos estudo de autores com trabalhos consolidados no âmbito da história da matemática, com o objetivo de comparar como se deu a sistematização da operação de adição ao longo da história, e para que este comparativo possa subsidiar posteriormente o trabalho docente. Seguimos então numa perspectiva de ensino transformadora que busca qualificar o ensino de matemática, apoiados nos aportes teóricos da educação matemática, usando as tendências em educação matemática como suporte metodológico. Uma outra vantagem da utilização da história da matemática como uma metodologia para o ensino, de forma específica nesta pesquisa da operação de adição de números naturais, é a desmistificação dessa ciência como um compilado de algoritmos que resultaram da criação engenhosa e casual de alguns estudiosos, sem relação com interesses e/ou necessidades relacionadas ao contexto social que se deu essa invenção." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3373_TB1542_10112025103518.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALDENORA PERRONE AMADOR" "autor_nome_curto" => "ALDENORA" "autor_email" => "aldenora.perrone@ifpa.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125516 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1542 "inscrito_id" => 3373 "titulo" => "O DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DA OPERAÇÃO DE ADIÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS E ALGUMAS POSSIBILIDADES DE SUA UTILIZAÇÃO PARA O ENSINO" "resumo" => "O presente trabalho pretende trazer uma evolução histórica dos processos de resolução da operação de adição de números naturais, buscando salientar o contexto social, econômico e cultural que os algoritmos utilizados ao longo dos tempos surgiram, e na maioria dos casos para resolver problemáticas daquela sociedade, sendo este um elemento que potencialmente trará significado para o aluno, e consequentemente poderá ser utilizado em sala de aula como uma metodologia catalisadora do ensino/aprendizagem. A primeira parte trata-se de uma revisão bibliográfica apoiada nos estudo de autores com trabalhos consolidados no âmbito da história da matemática, com o objetivo de comparar como se deu a sistematização da operação de adição ao longo da história, e para que este comparativo possa subsidiar posteriormente o trabalho docente. Seguimos então numa perspectiva de ensino transformadora que busca qualificar o ensino de matemática, apoiados nos aportes teóricos da educação matemática, usando as tendências em educação matemática como suporte metodológico. Uma outra vantagem da utilização da história da matemática como uma metodologia para o ensino, de forma específica nesta pesquisa da operação de adição de números naturais, é a desmistificação dessa ciência como um compilado de algoritmos que resultaram da criação engenhosa e casual de alguns estudiosos, sem relação com interesses e/ou necessidades relacionadas ao contexto social que se deu essa invenção." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3373_TB1542_10112025103518.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALDENORA PERRONE AMADOR" "autor_nome_curto" => "ALDENORA" "autor_email" => "aldenora.perrone@ifpa.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }