CONSTRUÇÃO DE TABELA PERIÓDICA ADAPTADA COMO RECURSO PEDAGÓGICO INCLUSIVO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO MÉDIO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127674 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6392 "inscrito_id" => 239 "titulo" => "CONSTRUÇÃO DE TABELA PERIÓDICA ADAPTADA COMO RECURSO PEDAGÓGICO INCLUSIVO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O ensino de Química apresenta consideráveis desafios no que se refere à inclusão de estudantes com deficiência visual, sobretudo em conteúdos que exigem a visualização, como a Tabela Periódica. A falta de materiais adaptados limita o acesso ao conhecimento com equidade, tornando necessário o desenvolvimento de recursos pedagógicos adaptados ao público alvo da educação especial (PAEE), em particular aos estudantes com deficiência visual (DV) - cegos e/ou com baixa visão. O presente trabalho teve como objetivo a construção de uma Tabela Periódica tátil para trabalhar esse conteúdo com estudantes com DV. A elaboração do Recurso Pedagógico Adaptado (RPA) foi realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), como parte das ações que buscam promover a inclusão no ambiente escolar, na escola de EEM Gov. Adauto Bezerra, em Fortaleza/CE. Para a confecção do material, foram selecionados materiais simples e de fácil acesso — como EVA, papelão e lixa — escolhidos por suas diferentes texturas, para possibilitar a distinção tátil entre as famílias e períodos. A escrita em Braille foi aplicada sobre folhas de acetato utilizando reglete negativa, assegurando o espaçamento correto entre os caracteres e garantindo a legibilidade para leitura tátil. A organização dos elementos químicos seguiu o modelo tradicional da Tabela Periódica, respeitando suas divisões por grupos e períodos. O principal resultado deste trabalho foi a produção da própria Tabela Periódica tátil, que se configura como um recurso acessível, funcional e com potencial para ser utilizado em práticas pedagógicas inclusivas no ensino de Química. Como perspectivas futuras deste trabalho, temos a validação e aplicação com os estudantes com DV na escola e na universidade, durante as disciplinas de metodologia de ensino de química." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID239_TB6392_14102025101837.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRESSA BEZERRA CHAVES PEREIRA VIEIRA" "autor_nome_curto" => "ANDRESSA" "autor_email" => "andressa.bezerra13@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127674 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6392 "inscrito_id" => 239 "titulo" => "CONSTRUÇÃO DE TABELA PERIÓDICA ADAPTADA COMO RECURSO PEDAGÓGICO INCLUSIVO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O ensino de Química apresenta consideráveis desafios no que se refere à inclusão de estudantes com deficiência visual, sobretudo em conteúdos que exigem a visualização, como a Tabela Periódica. A falta de materiais adaptados limita o acesso ao conhecimento com equidade, tornando necessário o desenvolvimento de recursos pedagógicos adaptados ao público alvo da educação especial (PAEE), em particular aos estudantes com deficiência visual (DV) - cegos e/ou com baixa visão. O presente trabalho teve como objetivo a construção de uma Tabela Periódica tátil para trabalhar esse conteúdo com estudantes com DV. A elaboração do Recurso Pedagógico Adaptado (RPA) foi realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), como parte das ações que buscam promover a inclusão no ambiente escolar, na escola de EEM Gov. Adauto Bezerra, em Fortaleza/CE. Para a confecção do material, foram selecionados materiais simples e de fácil acesso — como EVA, papelão e lixa — escolhidos por suas diferentes texturas, para possibilitar a distinção tátil entre as famílias e períodos. A escrita em Braille foi aplicada sobre folhas de acetato utilizando reglete negativa, assegurando o espaçamento correto entre os caracteres e garantindo a legibilidade para leitura tátil. A organização dos elementos químicos seguiu o modelo tradicional da Tabela Periódica, respeitando suas divisões por grupos e períodos. O principal resultado deste trabalho foi a produção da própria Tabela Periódica tátil, que se configura como um recurso acessível, funcional e com potencial para ser utilizado em práticas pedagógicas inclusivas no ensino de Química. Como perspectivas futuras deste trabalho, temos a validação e aplicação com os estudantes com DV na escola e na universidade, durante as disciplinas de metodologia de ensino de química." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID239_TB6392_14102025101837.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRESSA BEZERRA CHAVES PEREIRA VIEIRA" "autor_nome_curto" => "ANDRESSA" "autor_email" => "andressa.bezerra13@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }