O PAPEL DA MEDIAÇÃO CULTURAL DOCENTE PARA A GARANTIA DO DIREITO À EXPRESSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128886 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9498 "inscrito_id" => 18766 "titulo" => "O PAPEL DA MEDIAÇÃO CULTURAL DOCENTE PARA A GARANTIA DO DIREITO À EXPRESSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Este estudo investiga como a mediação cultural realizada pelo professor contribui para a ação expressiva das crianças na Educação Infantil, ao reconhecer o docente como mediador das experiências vividas pelas crianças com as diferentes linguagens e manifestações culturais, como proposto pelas DCNEIs e BNCC. O referencial teórico foi construído por autores que discutem a mediação cultural e o ensino de artes, como Martins (2018, 2024) e Barbosa (2009), assim como a prática docente na Educação Infantil e a expressividade infantil, como Barbieri (2012), Focchi (2015), Oliveira (2013) e Ostetto (2011). O objetivo foi investigar como as ações de mediação cultural docente contribuem para a garantia do direito das crianças à expressão na Educação Infantil. Para isso, a pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, com a realização de entrevistas semiestruturadas com questões abertas, das quais participaram três docentes com experiência de atuação na Educação Infantil da rede municipal de ensino em São Paulo. Para a análise qualitativa dos dados produzidos, os temas abordados nas visões compartilhadas pelas docentes sobre as ações de mediação cultural que desenvolvem foram identificados e organizados em categorias temáticas. Os resultados revelaram que as ações de mediação cultural docente, aliadas ao apoio e participação da comunidade escolar, colaboram para que as crianças exerçam o direito à expressão na Educação Infantil, ao proporcionar a ampliação de repertórios, o desenvolvimento da autoria, da sensibilidade estética, da autoconfiança e da valorização das identidades. Demonstrou-se também a necessidade de o professor da Educação Infantil, desde a sua formação inicial, viver experiências estésicas com o patrimônio cultural, que o sensibilize para o seu papel político na construção de uma sociedade democrática, diversa e comprometida com a proteção e valorização de infâncias plurais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18766_TB9498_30102025225715.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA LIMA LESSA" "autor_nome_curto" => "LARISSA" "autor_email" => "larissalimalessa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128886 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9498 "inscrito_id" => 18766 "titulo" => "O PAPEL DA MEDIAÇÃO CULTURAL DOCENTE PARA A GARANTIA DO DIREITO À EXPRESSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Este estudo investiga como a mediação cultural realizada pelo professor contribui para a ação expressiva das crianças na Educação Infantil, ao reconhecer o docente como mediador das experiências vividas pelas crianças com as diferentes linguagens e manifestações culturais, como proposto pelas DCNEIs e BNCC. O referencial teórico foi construído por autores que discutem a mediação cultural e o ensino de artes, como Martins (2018, 2024) e Barbosa (2009), assim como a prática docente na Educação Infantil e a expressividade infantil, como Barbieri (2012), Focchi (2015), Oliveira (2013) e Ostetto (2011). O objetivo foi investigar como as ações de mediação cultural docente contribuem para a garantia do direito das crianças à expressão na Educação Infantil. Para isso, a pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, com a realização de entrevistas semiestruturadas com questões abertas, das quais participaram três docentes com experiência de atuação na Educação Infantil da rede municipal de ensino em São Paulo. Para a análise qualitativa dos dados produzidos, os temas abordados nas visões compartilhadas pelas docentes sobre as ações de mediação cultural que desenvolvem foram identificados e organizados em categorias temáticas. Os resultados revelaram que as ações de mediação cultural docente, aliadas ao apoio e participação da comunidade escolar, colaboram para que as crianças exerçam o direito à expressão na Educação Infantil, ao proporcionar a ampliação de repertórios, o desenvolvimento da autoria, da sensibilidade estética, da autoconfiança e da valorização das identidades. Demonstrou-se também a necessidade de o professor da Educação Infantil, desde a sua formação inicial, viver experiências estésicas com o patrimônio cultural, que o sensibilize para o seu papel político na construção de uma sociedade democrática, diversa e comprometida com a proteção e valorização de infâncias plurais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18766_TB9498_30102025225715.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA LIMA LESSA" "autor_nome_curto" => "LARISSA" "autor_email" => "larissalimalessa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }