Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAPEL DA MEDIAÇÃO CULTURAL DOCENTE PARA A GARANTIA DO DIREITO À EXPRESSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128886
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9498
    "inscrito_id" => 18766
    "titulo" => "O PAPEL DA MEDIAÇÃO CULTURAL DOCENTE PARA A GARANTIA DO DIREITO À EXPRESSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Este estudo investiga como a mediação cultural realizada pelo professor contribui para a ação expressiva das crianças na Educação Infantil, ao reconhecer o docente como mediador das experiências vividas pelas crianças com as diferentes linguagens e manifestações culturais, como proposto pelas DCNEIs e BNCC. O referencial teórico foi construído por autores que discutem a mediação cultural e o ensino de artes, como Martins (2018, 2024) e Barbosa (2009), assim como a prática docente na Educação Infantil e a expressividade infantil, como Barbieri (2012), Focchi (2015), Oliveira (2013) e Ostetto (2011). O objetivo foi investigar como as ações de mediação cultural docente contribuem para a garantia do direito das crianças à expressão na Educação Infantil. Para isso, a pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, com a realização de entrevistas semiestruturadas com questões abertas, das quais participaram três docentes com experiência de atuação na Educação Infantil da rede municipal de ensino em São Paulo. Para a análise qualitativa dos dados produzidos, os temas abordados nas visões compartilhadas pelas docentes sobre as ações de mediação cultural que desenvolvem foram identificados e organizados em categorias temáticas. Os resultados revelaram que as ações de mediação cultural docente, aliadas ao apoio e participação da comunidade escolar, colaboram para que as crianças exerçam o direito à expressão na Educação Infantil, ao proporcionar a ampliação de repertórios, o desenvolvimento da autoria, da sensibilidade estética, da autoconfiança e da valorização das identidades. Demonstrou-se também a necessidade de o professor da Educação Infantil, desde a sua formação inicial, viver experiências estésicas com o patrimônio cultural, que o sensibilize para o seu papel político na construção de uma sociedade democrática, diversa e comprometida com a proteção e valorização de infâncias plurais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18766_TB9498_30102025225715.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA LIMA LESSA"
    "autor_nome_curto" => "LARISSA"
    "autor_email" => "larissalimalessa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128886
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9498
    "inscrito_id" => 18766
    "titulo" => "O PAPEL DA MEDIAÇÃO CULTURAL DOCENTE PARA A GARANTIA DO DIREITO À EXPRESSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Este estudo investiga como a mediação cultural realizada pelo professor contribui para a ação expressiva das crianças na Educação Infantil, ao reconhecer o docente como mediador das experiências vividas pelas crianças com as diferentes linguagens e manifestações culturais, como proposto pelas DCNEIs e BNCC. O referencial teórico foi construído por autores que discutem a mediação cultural e o ensino de artes, como Martins (2018, 2024) e Barbosa (2009), assim como a prática docente na Educação Infantil e a expressividade infantil, como Barbieri (2012), Focchi (2015), Oliveira (2013) e Ostetto (2011). O objetivo foi investigar como as ações de mediação cultural docente contribuem para a garantia do direito das crianças à expressão na Educação Infantil. Para isso, a pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, com a realização de entrevistas semiestruturadas com questões abertas, das quais participaram três docentes com experiência de atuação na Educação Infantil da rede municipal de ensino em São Paulo. Para a análise qualitativa dos dados produzidos, os temas abordados nas visões compartilhadas pelas docentes sobre as ações de mediação cultural que desenvolvem foram identificados e organizados em categorias temáticas. Os resultados revelaram que as ações de mediação cultural docente, aliadas ao apoio e participação da comunidade escolar, colaboram para que as crianças exerçam o direito à expressão na Educação Infantil, ao proporcionar a ampliação de repertórios, o desenvolvimento da autoria, da sensibilidade estética, da autoconfiança e da valorização das identidades. Demonstrou-se também a necessidade de o professor da Educação Infantil, desde a sua formação inicial, viver experiências estésicas com o patrimônio cultural, que o sensibilize para o seu papel político na construção de uma sociedade democrática, diversa e comprometida com a proteção e valorização de infâncias plurais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18766_TB9498_30102025225715.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA LIMA LESSA"
    "autor_nome_curto" => "LARISSA"
    "autor_email" => "larissalimalessa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo investiga como a mediação cultural realizada pelo professor contribui para a ação expressiva das crianças na Educação Infantil, ao reconhecer o docente como mediador das experiências vividas pelas crianças com as diferentes linguagens e manifestações culturais, como proposto pelas DCNEIs e BNCC. O referencial teórico foi construído por autores que discutem a mediação cultural e o ensino de artes, como Martins (2018, 2024) e Barbosa (2009), assim como a prática docente na Educação Infantil e a expressividade infantil, como Barbieri (2012), Focchi (2015), Oliveira (2013) e Ostetto (2011). O objetivo foi investigar como as ações de mediação cultural docente contribuem para a garantia do direito das crianças à expressão na Educação Infantil. Para isso, a pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, com a realização de entrevistas semiestruturadas com questões abertas, das quais participaram três docentes com experiência de atuação na Educação Infantil da rede municipal de ensino em São Paulo. Para a análise qualitativa dos dados produzidos, os temas abordados nas visões compartilhadas pelas docentes sobre as ações de mediação cultural que desenvolvem foram identificados e organizados em categorias temáticas. Os resultados revelaram que as ações de mediação cultural docente, aliadas ao apoio e participação da comunidade escolar, colaboram para que as crianças exerçam o direito à expressão na Educação Infantil, ao proporcionar a ampliação de repertórios, o desenvolvimento da autoria, da sensibilidade estética, da autoconfiança e da valorização das identidades. Demonstrou-se também a necessidade de o professor da Educação Infantil, desde a sua formação inicial, viver experiências estésicas com o patrimônio cultural, que o sensibilize para o seu papel político na construção de uma sociedade democrática, diversa e comprometida com a proteção e valorização de infâncias plurais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.