OUTROS SENTIDOS PARA AS AULAS DE MATEMÁTICAS: CONTRIBUIÇÕES DAS INVESTIGAÇÕES ETNOMATEMÁTICAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126385 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3389 "inscrito_id" => 6740 "titulo" => "OUTROS SENTIDOS PARA AS AULAS DE MATEMÁTICAS: CONTRIBUIÇÕES DAS INVESTIGAÇÕES ETNOMATEMÁTICAS" "resumo" => "Atribuir sentidos e significados para a sala de aula tem se mostrado como um dos principais desafios educacionais. Políticas educacionais tentam suprir a fragilidade com que os objetos de conhecimentos são tratados, dos quais, desvinculados dos saberes e fazeres socioculturais revelam-se como um dificultador nesse processo. As aulas de matemática anseiam pela complexidade que se constitui a espécie humana, pela produção de conhecimento subsidiada pela necessidade de sobrevivência e transcendência. O presente trabalho refere-se a uma pesquisa desenvolvida durante o Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás – PPGECM/UFG, da qual dedicou-se a construir e desenvolver investigações etnomatemáticas junto a alunos e alunas do sétimo ano do Ensino Fundamental da Escola Municipalizada São Benedito, localizada no Povoado de São Benedito, município de Itaberaí- Goiás. Objetiva-se destacar as principais expressões escritas pelos(as) discentes durante o desenvolver das investigações etnomáticas, para isso, além da imersão teórica nas seguintes correntes teóricas: etnomatemática D’Ambrosiana (1990; 2002; 2008) decolonialidade e interculturalidade crítica com Catherine Walsh (2017) e a educação freirena com Paulo Freire (1967; 1979; 1996; 2001; 2013), construiu-se investigações pautadas nas seguintes temáticas: quem sou (reflexão sobre o papel do sujeito e as lutas e resistências); sonhos (expectativas e limitações que afligem o sujeito e delimita seu percurso); tempo (a dependência da produção eurocentrica sobre a existência humana); natureza (a coletividade que se constitui não somente pelo outro, mas pelo meio) e; as matemáticas (as diversas formas de expressar e solucionar situações cotidianas utilizando matemáticas, por vezes, a acadêmica). O contato com as temáticas permitiu que alunas e alunos pudessem compartilhar saberes e fazeres para além dos motivados, mas sentiram-se confiantes em partilhar valores e perspectivas únicas das suas vivências pessoais e familiares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6740_TB3389_29102025224110.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILIAN DE CAMPOS MARINHO CRUZ" "autor_nome_curto" => "LILIAN CRUZ" "autor_email" => "liliancmcruz@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126385 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3389 "inscrito_id" => 6740 "titulo" => "OUTROS SENTIDOS PARA AS AULAS DE MATEMÁTICAS: CONTRIBUIÇÕES DAS INVESTIGAÇÕES ETNOMATEMÁTICAS" "resumo" => "Atribuir sentidos e significados para a sala de aula tem se mostrado como um dos principais desafios educacionais. Políticas educacionais tentam suprir a fragilidade com que os objetos de conhecimentos são tratados, dos quais, desvinculados dos saberes e fazeres socioculturais revelam-se como um dificultador nesse processo. As aulas de matemática anseiam pela complexidade que se constitui a espécie humana, pela produção de conhecimento subsidiada pela necessidade de sobrevivência e transcendência. O presente trabalho refere-se a uma pesquisa desenvolvida durante o Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás – PPGECM/UFG, da qual dedicou-se a construir e desenvolver investigações etnomatemáticas junto a alunos e alunas do sétimo ano do Ensino Fundamental da Escola Municipalizada São Benedito, localizada no Povoado de São Benedito, município de Itaberaí- Goiás. Objetiva-se destacar as principais expressões escritas pelos(as) discentes durante o desenvolver das investigações etnomáticas, para isso, além da imersão teórica nas seguintes correntes teóricas: etnomatemática D’Ambrosiana (1990; 2002; 2008) decolonialidade e interculturalidade crítica com Catherine Walsh (2017) e a educação freirena com Paulo Freire (1967; 1979; 1996; 2001; 2013), construiu-se investigações pautadas nas seguintes temáticas: quem sou (reflexão sobre o papel do sujeito e as lutas e resistências); sonhos (expectativas e limitações que afligem o sujeito e delimita seu percurso); tempo (a dependência da produção eurocentrica sobre a existência humana); natureza (a coletividade que se constitui não somente pelo outro, mas pelo meio) e; as matemáticas (as diversas formas de expressar e solucionar situações cotidianas utilizando matemáticas, por vezes, a acadêmica). O contato com as temáticas permitiu que alunas e alunos pudessem compartilhar saberes e fazeres para além dos motivados, mas sentiram-se confiantes em partilhar valores e perspectivas únicas das suas vivências pessoais e familiares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6740_TB3389_29102025224110.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILIAN DE CAMPOS MARINHO CRUZ" "autor_nome_curto" => "LILIAN CRUZ" "autor_email" => "liliancmcruz@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }