Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DA TEORIA Á PRÁTICA: DESVENDANDO ALTURAS ATRAVÉS DA SEMELHANÇA DE TRIÂNGULO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126946
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4835
    "inscrito_id" => 12182
    "titulo" => "DA TEORIA Á PRÁTICA: DESVENDANDO ALTURAS ATRAVÉS DA SEMELHANÇA DE TRIÂNGULO"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta a realização de uma atividade prática interdisciplinar nas aulas de Matemática com turmas de 2ª série do Ensino Médio, que envolveu conceitos de semelhança de triângulos e óptica. A proposta da atividade foi estimar a altura de uma caixa d’água utilizando um espelho plano posicionado no solo. A prática iniciou-se após a explicação teórica do conteúdo e foi seguida por alguns passos, o primeiro passo se deu pelos estudantes medindo suas próprias alturas, seguidas da medição da distância entre eles e o espelho, além da distância do espelho até a caixa d’água. A partir desses dados, foi aplicado o princípio da semelhança de triângulos, considerando o reflexo da caixa d'água no espelho, para calcular a altura aproximada da estrutura. Essa atividade foi embasada pelo breve conceito de óptica, e os princípios da semelhança de triângulos, abordados no livro didático Matemática - Geometria e trigonometria - Ensino Médio. José Roberto Bonjorno, 2020. A metodologia adotada foi de natureza prática e investigativa, proporcionando aos alunos uma vivência concreta da teoria aprendida em sala de aula. Ao aplicar o conhecimento de forma contextualizada, os estudantes puderam perceber a relação entre a matemática e o mundo real, desenvolvendo habilidades de resolução de problemas e estimulando o pensamento crítico. Como principal resultado, observou-se que a atividade foi eficaz para aproximar os alunos dos conceitos matemáticos e físicos, tornando o aprendizado mais significativo e engajador. A metodologia também favoreceu a reflexão sobre a aplicabilidade das ferramentas matemáticas no cotidiano, demonstrando o potencial da interdisciplinaridade no ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12182_TB4835_09112025072242.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMARA LUCIANO VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "SAMARA"
    "autor_email" => "samara19061998@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126946
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4835
    "inscrito_id" => 12182
    "titulo" => "DA TEORIA Á PRÁTICA: DESVENDANDO ALTURAS ATRAVÉS DA SEMELHANÇA DE TRIÂNGULO"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta a realização de uma atividade prática interdisciplinar nas aulas de Matemática com turmas de 2ª série do Ensino Médio, que envolveu conceitos de semelhança de triângulos e óptica. A proposta da atividade foi estimar a altura de uma caixa d’água utilizando um espelho plano posicionado no solo. A prática iniciou-se após a explicação teórica do conteúdo e foi seguida por alguns passos, o primeiro passo se deu pelos estudantes medindo suas próprias alturas, seguidas da medição da distância entre eles e o espelho, além da distância do espelho até a caixa d’água. A partir desses dados, foi aplicado o princípio da semelhança de triângulos, considerando o reflexo da caixa d'água no espelho, para calcular a altura aproximada da estrutura. Essa atividade foi embasada pelo breve conceito de óptica, e os princípios da semelhança de triângulos, abordados no livro didático Matemática - Geometria e trigonometria - Ensino Médio. José Roberto Bonjorno, 2020. A metodologia adotada foi de natureza prática e investigativa, proporcionando aos alunos uma vivência concreta da teoria aprendida em sala de aula. Ao aplicar o conhecimento de forma contextualizada, os estudantes puderam perceber a relação entre a matemática e o mundo real, desenvolvendo habilidades de resolução de problemas e estimulando o pensamento crítico. Como principal resultado, observou-se que a atividade foi eficaz para aproximar os alunos dos conceitos matemáticos e físicos, tornando o aprendizado mais significativo e engajador. A metodologia também favoreceu a reflexão sobre a aplicabilidade das ferramentas matemáticas no cotidiano, demonstrando o potencial da interdisciplinaridade no ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12182_TB4835_09112025072242.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMARA LUCIANO VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "SAMARA"
    "autor_email" => "samara19061998@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho apresenta a realização de uma atividade prática interdisciplinar nas aulas de Matemática com turmas de 2ª série do Ensino Médio, que envolveu conceitos de semelhança de triângulos e óptica. A proposta da atividade foi estimar a altura de uma caixa d’água utilizando um espelho plano posicionado no solo. A prática iniciou-se após a explicação teórica do conteúdo e foi seguida por alguns passos, o primeiro passo se deu pelos estudantes medindo suas próprias alturas, seguidas da medição da distância entre eles e o espelho, além da distância do espelho até a caixa d’água. A partir desses dados, foi aplicado o princípio da semelhança de triângulos, considerando o reflexo da caixa d'água no espelho, para calcular a altura aproximada da estrutura. Essa atividade foi embasada pelo breve conceito de óptica, e os princípios da semelhança de triângulos, abordados no livro didático Matemática - Geometria e trigonometria - Ensino Médio. José Roberto Bonjorno, 2020. A metodologia adotada foi de natureza prática e investigativa, proporcionando aos alunos uma vivência concreta da teoria aprendida em sala de aula. Ao aplicar o conhecimento de forma contextualizada, os estudantes puderam perceber a relação entre a matemática e o mundo real, desenvolvendo habilidades de resolução de problemas e estimulando o pensamento crítico. Como principal resultado, observou-se que a atividade foi eficaz para aproximar os alunos dos conceitos matemáticos e físicos, tornando o aprendizado mais significativo e engajador. A metodologia também favoreceu a reflexão sobre a aplicabilidade das ferramentas matemáticas no cotidiano, demonstrando o potencial da interdisciplinaridade no ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.