ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE): DIALÓGO ENTRE PROFESSORES DA SALA MULTIFUNCIONAL E SALA REGULAR UMA ESCOLA DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE – CE
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Como profissional da sala de recursos multifuncionais é importante destacar para os demias professores sobre os desafios, relevância e necessidades desse ambiente. Essa investigação apresenta como objetivo geral compreender se acontece a interlocução do professor da sala multifuncional, denominada de Atendimento Educacional Especializado – AEE com os professores da sala regular. Onde os objetivos específicos foram: Contextualizar os aspectos históricos e as políticas educacionais da educação inclusiva no Brasil; Apresentar conceitos e características da definição do AEE; e Investigar como se dá a relação entre o professor da sala multifuncional com os professores da sala de aula regular que acompanham alunos com deficiência. A pesquisa é de natureza qualitativa, com base em buscas bibliograficas que contemplaram o trabalho e com pesquisa de campo realizada em uma escola em São Gonçalo do Amarante – CE. Mantendo um referencial teórico bibliográfico, através de pesquisas em obras de especialistas na temática abordada, tais como: Sassaki (2006); Mittler (2003); Figueiredo (2012) e outros materiais especializados, quanto aos instrumentos de coleta de dados, foram aplicados dois questionários semiestruturados, um direcionado aos quatro profissionais do AEE e outro voltado para quatro professores do sexto ao nono ano do ensino fundamental. Os resultados apontaram que existe o diálogo entre os professores da sala multifuncional com os professores da sala regular, e com isso, acontece de forma satisfatória mesmo com os desafios cotidianos o processo de ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência." 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