Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O IMPACTO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As metodologias ativas são consideradas uma estratégia consolidada para melhoria do processo de ensino-aprendizagem, pois permitem múltiplas possibilidades no processo de ensino e aprendizagem, buscando superar práticas pedagógicas convencionais, através de aulas mais contextualizadas, reflexivas e imersivas. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi avaliar o real impacto das metodologias ativas (Gamificação e da Experimentação Investigativa) no desempenho e frequência dos estudantes na disciplina de Química. Esse estudo foi desenvolvido com turmas de 1ª e 3ª série do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos (Cuité-PB) em parceria com os estudantes do programa PIBID-Química da UFCG-CES, campus de Cuité. O estudo se desenvolveu durante dois bimestres letivos: no primeiro, as aulas seguiram o modelo tradicional, sendo avaliadas as notas e frequência, bem como a percepção discente por meio de questionário sobre a disciplina de Química. No segundo bimestre, foram aplicadas metodologias ativas que incluíram jogos lúdicos e práticas experimentais investigativas, seguidas de nova avaliação dos indicadores de desempenho e engajamento. Os resultados mostraram que, na abordagem tradicional, 76% dos estudantes apresentaram notas ? 6 e frequência média de 68%. Após a implementação das metodologias ativas, 88% dos educandos obtiveram notas ? 6 e a frequência média aumentou para 92%. Esses dados evidenciam melhorias significativas tanto no aproveitamento acadêmico quanto na assiduidade. Portanto, a estratégia adotada possibilitou aos estudantes vivenciar a Química de forma interdisciplinar e inovadora, desenvolvendo jogos com materiais simples e de baixo custo. As práticas centradas no aluno favoreceram o aprendizado ativo, a resolução de problemas reais, a criatividade e o aproveitamento de objetos cotidianos como ferramentas de aprendizado. Conclui-se que a adoção das metodologias ativas exploradas neste estudo foi eficiente para melhoria do desempenho e frequência, que são indicadores essenciais para melhoria do aperfeiçoamento contínuo do processo de ensino-aprendizagem.

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