Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ABORDANDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DA FÍSICA UTILIZANDO IMPRESSÃO 3D NO ESTUDO DO FUNCIONAMENTO DO OLHO HUMANO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ensino de física, centrado em explicações teóricas e demonstrações matemáticas,tende a contribuir para um aprendizado abstrato e desestimulante. A ausência de experimentação contribui para o desinteresse dos estudantes. Nas últimas décadas, a pesquisa em ensino tem avançado a partir da utilização de diversas estratégias para tornar o ensino da física mais atrativo, como gamificação, experimentos ao ar livre, robótica, teatro, entre outras. Nelson Studart, no artigo “Inovando a Ensinagem de Física com Metodologias Ativas”, publicado na “Revista do Professor de Física”, afirma que “Metodologias ativas são, portanto, aquelas em que, durante a ensinagem, os alunos participam ativamente do processo, ao invés de apenas escutar de modo passivo o professor.”. Neste sentido, cabe ao professor inovar, planejando suas aulas de forma a valorizar o protagonismo do aluno, a sua participação ativa. Dentre as múltiplas possibilidades de inovação, percebe-se a crescente necessidade de uso de tecnologias educacionais inovadoras. Dentre estas, a impressão 3D surge como uma ferramenta que permite a criação de protótipos de aparatos experimentais, com os quais se pode problematizar os conceitos, permitindo o debate entre os conhecimentos prévios e as explicações científicas, em sintonia com a aprendizagem significativa de David Ausubel, a qual se baseia em dois pilares, quais sejam, que o aprendiz tenha predisposição para aprender e que a aprendizagem seja não-substancial e não-arbitrária. No presente artigo, apresentamos uma atividade, desenvolvida com estudantes do ensino médio, na qual convidamos os estudantes a redigirem um pequeno texto sobre como nós enxergamos as coisas. Na sequência, desenvolvemos uma atividade experimental utilizando a câmara escura e um protótipo do olho humano confeccionado na impressora 3D. No terceiro momento, os alunos foram novamente convidados a escreverem a nova perspectiva.

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